sábado, 18 de junho de 2016

ALEGRIA DE CUIDAR.

A natureza é exímia em ensinamentos. O planeta Terra não é apenas a casa comum, é o espaço do aprendizado, da convivência e da interdependência. Cada ser criado tem um valor único, cada detalhe engrandece e complementa um todo maior. Há um registro, resultado de estudos observatórios, que conta a história dos lobos, quando estes estão a caminho. Organizados em alcateia, na frente seguem os lobos mais velhos e os doentes. Os primeiros cinco lobos de trás, na sequência, são os que protegem os mais velhos e doentes, em caso de ataques. Atrás estão os demais do bando e, por último, o líder que cuida para que ninguém se perca.

As espécies não apenas existem, mas há como que uma autoproteção, que perpassa as diferentes etapas. A harmonia se faz presente de forma inteligente, provocando admiração e contemplação. Quão grande e majestosa deve ser a mão do Criador. Incontáveis são as espécies, infinitas são as lições. Os lobos mais velhos e os adoentados são os primeiros da fila. Os protetores estão na sequência. Por fim, está o líder que observa e protege todos. O cuidado não apenas qualifica e perpetua a espécie, mas expressa a unidade e a reciprocidade entre todos. Os que somaram mais tempo de vida e os que foram atingidos pelas doenças, um dia, também cuidaram dos outros.

Cuidar e ser cuidado soa como melodia, entrelaça comprometimento, garante pertença. O individualismo tem adoecido a espécie humana. Na tentativa de garantir respeito à privacidade, alguns muros separam as gerações, inclusive dentro das próprias famílias. Há casos e casos. Porém, parece crescente a terceirização do cuidado. Nem todos aceitam ficar próximos dos que envelheceram, estendendo a mão, apoiando os passos, preparando um alimento diferenciado. A sensação de sentir-se um estorvo dentro do próprio lar é por demais dolorida. Exceto em alguns casos, ninguém deveria ser retirado do ambiente familiar sob o pretexto de melhor atendimento.

Os lobos mais velhos e os doentes seguem à frente. A experiência e a sabedoria abrem novos caminhos, apontam para incríveis direções. Contar com a presença dos idosos jamais será uma limitação ou um sacrifício. Pelo contrário, as gerações se sucedem entregando dons, aprimorando a história, destacando o essencial. Os lobos seguem a trajetória, o último da fila é o líder, que inclui a todos num infinito caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário