sexta-feira, 17 de junho de 2016

A EVOLUÇÃO

A moral evolui. Os valores morais evoluem. As normas do certo e do errado evoluem. A avaliação e fundamentação criteriosa do certo e do errado, isto é, a ética, também evolui. Os conservadores teimam em segurar, em protelar, em manter e até recuar, são medrosos os conservadores. Medrosos e de percepção perturbada e distorcida pelo medo, pela ignorância e por egoísmo, claro.

Detrás de todo conservador, há um egoísta. Sim, querer manter o passado é uma forma de egoísmo e de segurança que só os bem constituídos desejam. Pergunte às vítimas para ver se elas querem conservar o passado. Pergunte! Pergunte aos negros se eles querem o passado de escravidão de volta. Pergunte às mulheres se elas querem o passado de submissão de volta. Pergunte aos gays para ver se eles querem o passado de perseguição e morte de volta. Pergunte aos pobres em geral se eles querem o passado de exclusão e violências de volta. A vítima quer que o futuro chegue e não quer a conservação do passado que a condena. Por isso, para auscultar o futuro, olhe e escute a vítima.

Temos avançado no reconhecimento das injustiças cometidas em relação às vítimas humanas nas formas acima evocadas. Mas há outras vítimas, fruto da nossa ignorância violenta, que estão à espera de reconhecimento moral da nossa parte. Ainda continuamos com consciência tranquila, sem culpa, vergonha e não nos indignamos diante de barbaridades, violências e mortes diariamente cometidas por nós humanos ditos do “bem”. Somos todos de uma ignorância invencível diante de um fato corriqueiro e habitual envolto em normalidade, mas que não passa de crueldade. Muitos, sobretudo nós gaúchos, expomos nas redes sociais nossas festas em mesas fartas de vítimas inocentes. Imbecis que somos, sacrificamos no altar da gula, animais inocentes e expomos suas partes e seu sangue nos espetos corridos de nossas festas, como se fossem troféus, mas são, antes, um gesto de imbecilidade e de ignorância. O futuro está batendo às nossas portas e ainda estamos presos ao passado.

Por três razões é erro moral continuarmos com hábitos alimentares baseados em mortes de seres sensíveis e inteligentes como são os animais que criamos em estado cruel e os matamos, mesmo que terceirizemos as mortes, pois se tivéssemos que matá-los não faríamos pessoalmente, mais cruelmente ainda.

Primeiro porque a vida deles vale mais do que o nosso prazer e gosto. Segundo porque não somos carnívoras e a carne, ovos e leite e derivados faz mal à saúde. Terceiro porque estamos destruindo a natureza, desmatando e acabando com a biodiversidade sempre que priorizamos a pecuária para a seguridade alimentar. 70% da terra agriculturável do mundo é destinada aos animais. 35% dessa terra é para plantar grãos para alimentar os animais. 35% é para o pasto aos animais. E se comêssemos os grãos diretamente sem passar pelos animais, será que teríamos fome no mundo? E ainda sobrariam os 35% das terras destinadas para o pasto. Imagem o que não daria para colher de grãos, frutas, legumes, raízes, verduras etc., para alimentar o mundo. Não seria mais racional tirar a proteína dos grãos sem vítimas? Mas quem diz que somos racionais? Somos todos escravos de nossa ignorância e paixões! Adeus inocência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário