quarta-feira, 29 de junho de 2016

FAZER PARTE DOS 5%

Algumas circunstâncias ajudavam a entender a postura da classe. Era uma terça-feira, tempo abafado anunciando o verão, logo após um prolongado feriado. Cada qual procurava mostrar, pelo celular, os lugares onde estivera, a nova namorada ou novo namorado. O velho professor de Economia procurava criar um clima de silêncio para poder dar sua aula. Tudo inútil.

Após algumas frustradas tentativas, o professor achou que era hora para remédios mais amargos. Erguendo a voz, pediu à classe: prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez. E o que ele afirmou, logo em seguida, a turma nunca esqueceu:

“Desde que eu comecei a lecionar - faz mais de 30 anos - descobri que nós, professores, trabalhamos apenas para 5% dos alunos. São aqueles que farão a diferença no futuro. Apenas esses 5% serão profissionais brilhantes e contribuirão para seu tempo. Os outros 95% passarão pela vida sem deixar marcas, afundados na mediocridade. Esta proporção vale para todas as classes. De 100 professores, taxistas, políticos, padres, médicos, pedreiros, apenas 5% serão verdadeiramente especiais. De cada 100 cidadãos apenas 5% marcarão o seu lugar na sociedade. É uma pena, mas eu não tenho como separar estes 5% do resto. Se isso fosse possível, deixaria apenas estes 5% na sala e colocaria os demais para fora. Assim, teria condições de transmitir meus conteúdos. Infelizmente, não tenho como saber. Só o tempo dirá. E por isso eu tenho de lecionar a todos. Cada um de vocês vai escolher o grupo ao qual quer pertencer”.

A voz do professor flutuou silenciosamente sobre todos por um instante. Depois esclareceu: agora vamos à lição. Constrangidos, os alunos trataram de recolher as fotos e desligar os celulares. O silêncio era absoluto e continuou assim até o fim do semestre. Os anos passaram e quando os colegas se encontram, um dos assuntos preferidos é a bronca do professor. Poucos recordam algum conteúdo daquela aula, mas ninguém esquece a divisão entre os dois números: os 95% dos omissos e folgados e os 5% dispostos a qualificar a vida.

A vida é a arte de escolher. Não basta escolher, mas é necessário também a disposição de pagar o preço dos seus sonhos. A caminhada dos 5% é marcada por renúncias. Eles não se contentam com o mínimo necessário, mas querem o máximo possível. E a escolha entre os cinco e os noventa e cinco não se faz apenas uma vez na vida. A cada dia - consciente ou não - a pessoa tem de decidir se quer mudar ou continuar como está. A cada dia pode decidir ingressar no seleto grupo do cinco por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário