sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

QUAL É O NOSSO LIMITE?


Somos limitados. Essa é uma expressão comumente utilizada para justificar situações diversas em que todo nosso potencial é exigido, mas que pode não ter atingido o seu objetivo.Entretanto, cabe a pergunta: Qual é o limite humano?
Paro de escrever se alguém responder isso com muita propriedade e argumentos válidos.

Digo isso, pois o tal “limite humano”, por vezes, foi alterado. Basta ver a nossa breve e fascinante história como humanidade.

Há pouco tempo atrás era uma utopia viajar ao redor do mundo em 80 dias (para citar uma obra secular bastante conhecida). Hoje, o homem consegue atingir velocidade superior a do som, seja pelo ar seja pela terra.

Há pouco tempo atrás, percorrer uma distância razoável conduzindo um meio de transporte aéreo, que seria mais pesado que o ar, parecia ser impossível. Hoje, o homem não só viaja à Lua como já acha isso pouco e tem ido além.

Há pouco tempo atrás seria improvável um homem conseguir correr 100 metros rasos em menos de 10s. E conseguiu-se, sucessivamente, um tempo inferior: o último recorde foi de 9s58. Neste caso em especial, cientistas dizem que o homem pode chegar no máximo a 9s48. Que este seria e será o limite humano. Pode ser que estejam certos. Mas, também pode ser que estejam errados.

E no que se refere à nossa capacidade mental, intelectual? E nossa capacidade de nos reinventarmos, mudando paradigmas e explorar novos horizontes? E nosso poder de cura, que auxiliado a amplos estudos da medicina, tem nos dado perspectivas cada vez maiores de vida?

É, estamos longe ainda de experimentarmos todos os nossos limites.

Antes de mais nada, precisamos nos conhecer melhor. Precisamos realizar uma verdadeira intra-jornada e desbravarmos nosso ser e nosso poder de ir além.

Não podemos dizer aos limites externos impostos: “Ok, eu aceito!”. Precisamos pular esse obstáculo e seguir adiante. É certo que para pular alguns desses obstáculos impostos, você precisará de mais preparo, ensaio e dedicação. Mas, jamais se dê por vencido(a)!

Troque, portanto, a frase “Somos limitados” por “O céu é o limite”. Acredite: essa última condiz mais com nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário