sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O PROBLEMA SURGIU COM O CACHORRO.


Rosa e Augusto conheceram-se na universidade. Foi amor à primeira vista. Alguns meses depois foram viver juntos, num elegante bairro da capital
. A cumplicidade, a ternura, o encantamento, o amor, os projetos para o futuro plenificaram os primeiros anos. Depois vieram os filhos e com eles um novo momento. Porém, aos poucos chegou o tédio, a mesmice, a rotina e as pequenas e grandes traições. O “amor eterno” durou onze anos e a separação foi inevitável.
Eles decidiram que a separação seria civilizada. A partilha dos bens não ofereceu dificuldade. Possuíam dois automóveis, uma casa de praia, um apartamento , caderneta de poupança, ações... O apartamento onde moravam ficou com ela, pois as crianças eram pequenas - cinco e sete anos. Houve acerto na pensão e nos fins de semana alternados com os filhos.

O problema surgiu com o cachorro. Quem ficaria com o Átila? Apesar do nome, Átila era muito dócil e afetivo. Não houve acerto. A possibilidade de uma semana para cada um foi rejeitada: o animal poderia ficar traumatizado. O juiz, agora, deverá dar a sentença.
Vivemos uma época em que o respeito pelo ser humano está diminuindo e o respeito pelo animal está aumentando. O mercado brasileiro de animais movimenta 15 bilhões de reais por ano. É o segundo mercado internacional, só perdendo para os Estados Unidos.
Na Bíblia os animais aparecem seguidamente. Em sua primeira página, fala que, no quinto dia, Deus criou peixes, aves e animais. No dilúvio, Noé abrigou na Arca um casal de cada espécie, uma jumenta deu lições ao profeta Balaão, um peixe engoliu Jonas...
São Francisco é considerado o padroeiro dos animais. Ele extasiava-se diante da Criação e por isso chamava de irmãs todas as criaturas. No dia a dia, os animais são companheiros inseparáveis da infância. Dom Bosco dizia: nunca será má uma criança que cresceu cercada de animais.
Mesmo assim, tudo tem seu limite. Os animais não devem ser maltratados, mas é ridícula a atitude daquele ou daquela que chama um cachorro de meu filho, minha filhinha... Deus e o bom senso querem que cuidemos de toda a Criação. Somos inquilinos na Terra e precisamos cuidar da cadeia da vida. No entanto, Ele, no Dia da Verdade, quererá saber como cuidamos do próximo, dos irmãos e irmãs. Cuidar dos animais é deixá-los no seu lugar.
A Bíblia diz que Deus criou tudo do nada, mas quando chegou a vez da criatura humana, como um cuidadoso oleiro, moldou com barro o primeiro homem, Adão e, depois, soprou sobre ele. Este sopro é o beijo de Deus na criatura humana. E um dia, em Jesus Cristo, Deus se fez homem para salvar a humanidade. E os anjos anunciaram: Paz na Terra aos homens que Ele ama 

Nenhum comentário:

Postar um comentário