sábado, 23 de fevereiro de 2013

DICAS PARA O DIA A DIA


Mandamentos


1. Reforçar o que há de melhor na criança.
2. Não estabelecer comparações entre os filhos.
3. Conversar com a criança sobre como está se sentindo.
4. Aprender a controlar a própria impaciência.
5. Estabelecer regras e limites dentro de casa.
6. Não esperar “perfeição”.
7. Não cobrar resultados, cobrar empenho.
8. Elogiar! A criança precisa ver que seus esforços em vencer
a desatenção e controlar a ansiedade estão sendo reconhecidos.
9. Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente.
10. Usar português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos.
11. Não exigir mais do que a criança pode dar: deve-se considerar a sua idade.

Estudo

- Não sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares.
- O estudo deve ser do jeito que as crianças bem entenderem. Tudo deve ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às expectativas, reavaliar e tentar novas opções.
- Acompanhar o que está acontecendo na escola.
- Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo.

Cotidiano

- Dar instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa corresponder.
- Ensinar a criança a não interromper as suas atividades: tentar
finalizar tudo aquilo que começa.
- Estabelecer uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de casa, por exemplo.
- Priorizar o que é mais importante em determinadas situações.

Casa

- Manter o ambiente doméstico harmônico e organizado.
- Reservar um espaço arejado e bem iluminado para a realização da lição de casa.
- O quarto não pode ser um local repleto de estímulos diferentes: um monte de brinquedos, pôsteres etc.

Comportamento

- Advertir construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo o que seria mais apropriado e esperado naquele momento.
- Usar um sistema de reforço imediato para todo o bom comportamento da criança.
- Preparar a criança para qualquer mudança que altere a sua rotina, como festas, mudanças de escola ou de residência etc.
- Incentivar uma atividade física regular.
- Estimular a independência e a autonomia.
- Estimular a criança a fazer e a manter amizades.
- Ensinar para a criança meios de lidar com situações de conflito (pensar, chamar um adulto para intervir, esperar a sua vez).

Pais

- Ter sempre um tempo disponível para interagir com a criança.
- Incentivar as brincadeiras com jogos e regras, pois além de ajudar a desenvolver a atenção, permitem que a criança organize-se por meio de regras e limites e aprenda a participar, ganhando, perdendo ou mesmo empatando.
- Quem tem TDAH pode “descarregar sua bateria” muito rapidamente. Se este for o caso, recarregá-la com mais frequência. Alguns portadores precisam de um simples cochilo durante o dia, outros de passear, fazer ginástica etc.
- Evitar ficar o tempo todo dentro de casa ou fazer sempre a mesma coisa. Programar atividades diferentes para as folga.
- Estabelecer cronogramas, incluindo os períodos para “descanso’’, brincadeiras ou simplesmente horários livres para se fazer o que quiser.
- Nenhuma atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Intercalar coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção prolongada.
- Perguntar o que a criança quer, o que está achando das coisas. Não criar uma relação unidirecional. Obviamente, os pedidos devem ser negociados como possível.
- Usar um mural para afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas. Também colocar algumas regras que foram combinadas etc.
- Estimular e cobrar o uso diário de uma agenda, que deve ser consultada diariamente.

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