sábado, 9 de fevereiro de 2013

O EXERCÍCIO DA JUSTA MEDIDA,


Nós não temos como saber do minuto seguinte. Podemos e devemos preparar ou prevenir o que virá, mas não somos donos do futuro. Podemos planejar e projetar obras a curto, médio e longo prazo, mas não temos toda a certeza de podermos chegar à sua conclusão. Estamos sempre expostos às mais diferentes surpresas: alegres ou tristes, trágicas ou gloriosas, animadoras ou desalentadoras, vitoriosas ou frustrantes, gigantescas ou pequenas. Enfim, a surpresa faz parte de um mundo em mudança. É a dinâmica natural da vida e da história onde a liberdade humana se movimenta.
Evoco algumas surpresas que deixaram marcas indeléveis na história. Quem não lembra do Titanic, orgulho da engenharia náutica, colosso de 269 metros de comprimento e 46 mil toneladas, obra-prima de 7,5 milhões de dólares? Considerado inexpugnável e invencível pelos maiores especialistas, um desafio até ao próprio Deus, em sua viagem inaugural colide com um iceberg, levando consigo mais de 1.500 vidas humanas. É a tragédia titânica, surpresa inexplicável que jamais será esquecida.
Por traz de algumas dramáticas surpresas que abalam a humanidade pode haver quem as prepara muito ardilosamente. É o caso das Torres Gêmeas, uma das mais ousadas e cruéis surpresas de toda a história, ocorrida no dia 11 de setembro de 2001. Nesse dia, o mundo parou perplexo para acompanhar o ataque que pôs abaixo um dos símbolos do poderio econômico norte-americano. Pelo local costumavam transitar 200 mil pessoas.
Mas, assim como há dramáticas surpresas que abalam o mundo, há também surpresas de paz e solidariedade; há derrubada de muros da vergonha e gestos heroicos em defesa da vida. O mundo é também um cenário de surpresas que a natureza desencadeia. Há cidades seguras ou desprevenidas que se veem diante de um terremoto, um furacão, um vendaval que tudo devasta.
Costuma-se dizer que a vida é uma caixa de surpresas. Se há doenças que nos atingem sem avisar, também há curas que nos são garantidas sem esperar. Se há perdas que nos empobrecem, podemos ser surpreendidos por ganhos que nos enriquecem. Se uma seca nos surpreende no tempo do plantio, em outro ano podemos ter a alegre surpresa de uma abundante colheita. Se às vezes podemos ser agredidos por incompreensões e esquecimentos, também podemos ser surpreendidos por apoios de quem não imaginamos e receber homenagens de reconhecimento, onde não esperamos.
Diante de todos os tipos de surpresas somos chamados a trabalhar a maturidade e acreditar que temos recursos de superação e equilíbrio. O exercício da justa medida de nossas reações e emoções é uma tarefa permanente. Como podemos estar preparados e equilibrados para receber uma grande surpresa positiva? Não são estranhas as desgraças de gente ganhadora de loterias que complicaram o resto de suas vidas. Assim como não são estranhos os desesperos de quem foi surpreendido por dramas e tragédias. Somos seres sujeitos a surpresas. As ciências podem nos ajudar, mas não podemos dispensar o recurso da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário