terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

UMA TENTAÇÃO DO NOSSO TEMPO: CHEGAR AO TOPO SEM ESFORÇO

Começo narrando um fato ocorrido, num sábado à tarde, numa igreja: A configuração do templo, planejado há mais de noventa anos na França, projetou uma torre alta em sua frente. Por estar no morro , garante uma visibilidade singular, tanto para quem olha a partir dela, como para quem a olha de lugares distantes e diversos da cidade. 
Para subir ao alto da torre há 172 degraus em forma de espiral. Antes da missa da tarde uma senhora octogenária disse ao religioso:  
"estou percebendo que minha vida vai chegando ao fim. Desde jovem cultivo o sonho de poder subir a escada da torre e, de lá, contemplar a cidade ”. No mesmo instante o religioso disse a ela: “Vamos agora! Eu a acompanho!” Muito disposta, ela decidiu realizar o sonho. Quem ficou com receio de sua impossibilidade foi o religioso. Mas, afinal, sem atropelos, começaram a subir a longa escada, degrau por degrau, até o topo.
Ao chegarem no terraço, aquela santa mulher se emocionou e, após contemplar a cidade, disse: “Agora que eu realizei o meu sonho, posso morrer em paz!” Nesta hora lembrei- me do velho Simeão que sonhava ver a chegada 
do Salvador e também exclamou que poderia morrer em paz. Evidentemente, não há comparação entre os objetivos alcançados por um e por outro. Mas é muito forte a alegria de quem aguarda, dia a dia, a realização do seu sonho e se dispõe a subir, degrau por degrau, o caminho do encontro.
Diante da mesma escadaria, com seus numerosos degraus, aconteceu com um jovem uma experiência contrária. Convidado pelos colegas de grupo a subir, disse que não iria, por ser difícil demais. Ficaria esperando o dia que houvesse um elevador. Pior acontece quando alguém, que se vê diante de uma escada, fica em baixo cuspindo raiva contra aqueles que a fizeram. Sem colocar o pé no primeiro degrau, imagina chegar e nunca chega.
Os degraus são feitos para subir e não se chega ao alto sem fazê-los um a um. Uma das grandes tentações do nosso tempo é querer chegar ao topo da felicidade sem fazer o esforço de subir os degraus do processo de maturidade e conversão. Educar a vontade para conquistar, degrau por degrau, a verdadeira qualidade de vida parece ser uma das mais urgentes necessidades. 
Estamos enrolados na cultura do nivelamento por baixo, onde as escadas da vida parecem ser uma afronta à liberdade e aos direitos de ser feliz aqui e agora. Ter sonhos bons é provocar o desejo para subir, degrau por degrau, as escadas mais altas e difíceis de uma vida rica de sentido. Na medida que se vai concretizando os bons sonhos com realismo e coragem, determinação e boa vontade, podemos ir nos preparando para morrer em paz, por termos vivido uma vida em constante ascensão.
“Quem semeia entre lágrimas colherá com alegria. Quando vai, vai chorando, levando a semente para plantar; mas quando volta, volta alegre, trazendo seus feixes” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário