sábado, 9 de fevereiro de 2013

MÔNICA COMPLETA 50 ANOS


Mônica, a menina brava e corajosa que jamais abandona seu coelhinho de estimação, faz 50 anos em março. A personagem, criada por Mauricio de Sousa em homenagem à filha, virou referência para as crianças que hoje são adultas e tentam transmitir a filhos e netos a simpatia que tinham pela menina dentuça, gordinha e de vestido vermelho. A equipe de Mauricio de Sousa decidiu que 2013 será de comemorações do aniversário da Mônica.
A personagem nasceu em 3 de março de 1963, nas tiras do Cebolinha, publicadas pelo jornal Folha de São Paulo. Em seguida, Mauricio de Sousa, também inspirado nas filhas, criou Magali, apaixonada por melancias e gulosa, e Maria Cebolinha, que assim como o Cebolinha, trocava as letras ao falar. Foi a Mônica que fez sucesso de imediato; e sucesso não se planeja, acontece; o público leitor elege”, declarou o criador à Agência Brasil.
A Mônica da vida real é atualmente diretora da área comercial da empresa Mauricio de Sousa Produções. Ela tinha três anos quando o pai a transformou em personagem de suas histórias em quadrinhos. “Quando algumas pessoas me encontram e sabem que eu sou a Mônica, ficam emocionadas. Para mim, isso é emocionante também”, declarou. Ela conta que só quando foi para a escola e as pessoas perguntavam do seu pai é que ficou mais claro para ela o fato de ter inspirado um personagem. Mônica disse que viu o pai começar a carreira na sala de casa e que observar o processo de criação de personagens passou a ser normal para ela. “É como se os personagens fossem a nossa família”, comparou.
Hoje, já existe a Mônica jovem. Segundo Maurício de Sousa, ao fazer a turminha crescer de sete para 15 anos, ele desejava atender ao público adolescente, que começava a deixar as revistas infantis e partia para as publicações dos mangás japoneses. Deu certo! Depois do sucesso da Turma da Mônica Jovem e do recorde de vendas com o casamento da Mônica com o Cebola, o autor não descarta também criar a Turma da Mônica Adulta, em um futuro próximo. Mas, por enquanto, ainda é a Mônica criança que mais encanta leitores de todas as idades.
Haverá comemorações dos 50 anos da Mônica em várias cidades do país, a partir do carnaval de Salvador, na Bahia. Em março, será encenada a peça Romeu e Julieta, com a Turma da Mônica, em várias cidades. Haverá ainda lançamentos de brinquedos, livros e revistas com histórias sobre os 50 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário