sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

NÓS CIDADÃOS TEMOS OBRIGAÇÃO DE CONTROLAR AS CONTAS PÚBLICAS

A melhor aplicação dos recursos públicos preocupa e desafia a sociedade. Trata-se de um dos mais sérios problemas, em escala mundial, mormente quando lembramos tantas carências de recursos para a saúde, educação, segurança pública, emprego, moradia, infraestrutura em geral. Quantos desses problemas poderiam ser resolvidos ou ao menos reduzidos consideravelmente.
O presidente da China, Hu Jintau, na abertura do 18º Congresso do Partido Comunista Chinês, disse “que a corrupção pode ser fatal para o país”. Tal afirmação, de um líder de um regime autoritário, faz pensar sobre o desafio que vivem as nações do mundo todo. Aqui destaque-se declaração de Dilma Rousseff, publicada no jornal Le Monde, dizendo que: “Não tolero corrupção”. Acrescentando que “todos os que usam recursos públicos devem prestar contas, caso contrário, a corrupção se espalha”.
Por isso, muito me anima, a despeito dos altos índices de corrupção apurados no país, o desdobramento em fase final, no âmbito dos Tribunais de Contas de todo Brasil, do Programa de Aprimoramento no combate à Corrupção, denominado Promoex (Programa de Modernização do Controle Externo), promovido pela Atricon (Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas) com o apoio do governo federal, e do BID, que financia e acompanha sua melhor execução. Tal programa busca igualmente, além de maior transparência das contas públicas, estimular a participação da sociedade, de cada cidadão no controle das contas públicas, pois, afinal, de cada cidadão se originam os impostos arrecadados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário