terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

POSTURAS E VALORES - VALE A PENA REPENSAR

A trajetória humana é inspirada pela educação. É na família que ela tem sua fonte. Hábitos familiares acabam se perpetuando e descortinando atitudes que delineiam o perfil de cada um. 
A escola não tem como responsabilidade primeira a educação. O específico dos estabelecimentos educativos é o ensino. Logo, a família educa, a escola ensina. A postura, os valores e os sonhos são colocados pelos pais na bagagem dos filhos. Ampliar e intensificar é responsabilidade de cada um. 
A relação com os alimentos não deixa de ser um indicativo que permite deduções. No passado, sobrar comida no prato, nem pensar. Pequenos grãos de arroz eram ingeridos com sabor e responsabilidade. O pão, considerado sagrado, não podia ser desperdiçado e nem jogado aos animais. A escassez de alimentos e as dificuldades financeiras delineavam posturas que passavam a ser assumidas pela coletividade.
Diariamente, toneladas são descartadas. Enquanto o esbanjamento insulta a ética, milhares são agredidos pela fome. A humanidade tem as condições para resolver tal situação e implementar políticas que garantam dignidade. 
Enquanto se pensam ações para coibir a prática do desperdício, melhorias devem adentrar o espaço sagrado dos lares, na tentativa de recuperação dos valores que foram esquecidos. Não se trata de saudosismo. A rigidez deixou sequelas, em alguns casos. Porém, os hábitos 
são saudáveis e inspiradores. 
As novas gerações estão sendo convocadas à valorização da vida. Posturas conjugadas com uma legislação mais atenta, fazendo valer a fiscalização, impediriam tragédias chocantes como o acontecido em Santa Maria/RS. Lágrimas silenciosas, diante de mais 
de duas centenas de jovens, evocam mudanças urgentes. A fraternidade pode e deve extrapolar fronteiras para lançar a semente da justiça e do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário