quarta-feira, 20 de abril de 2011

SE O COELHO DA PÁSCOA FOSSE O BRASILEIRO, A PÁSCOA SERIA MAIS FARTA.

Com a proximidade da Páscoa, os coelhos ganham popularidade, principalmente entre as crianças. Elas aguardam ansiosas a chegada do coelhinho, porque é ele que traz os ovos de chocolate. Porém, aquele coelho de pelo branquinho, olhos vermelhos, nariz rosado e orelhas compridas, que habita o imaginário infantil e ilustra os trabalhos escolares é uma linhagem domesticada, que não vive na natureza, apenas em cativeiro. O coelho que vive saltitando por nossas matas é pardo, tem olhos escuros e orelhas curtas - ele chama-se tapiti.
O tapiti daria uma bom distribuidor de ovos de Páscoa. Ele não tem olhos vermelhos nem pelo branquinho, mas é agil e rápido, pequeno e discreto, tem hábitos noturnos e poderia deixar os doces nos ninhos das crianças à noite, sem ser visto, enquanto elas dormem. Outra vantagem é que as encomendas chegariam aos destinos sem enganos e sem atrasos, pois ele conhece muito bem o nosso país, melhor do que qualquer outro coelho, isso porque o tapiti é brasileiro.
Popularmente, ele é conhecido como coelho, mas o tapiti não é exatamente um coelho, e sim seu parente: pertence à família dos leporídeos, que inclui lebres, coelhos e tapitis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário