quarta-feira, 6 de abril de 2011

FMI NUM MOMENTO INTERESSANTE DE SE ASSISTIR

Um estudo do Fundo Monetário Internacional admitindo, pela primeira vez, a adoção de controles de capital estrangeiro em economias emergentes causa grande agitação entre analistas econômicos dos jornais.

Trata-se de uma guinada surpreendente nos 70 anos de existência da instituição, que já foi acusada de punir os países mais pobres e privilegiar as economias mais desenvolvidas, no final do século passado.
Na verdade, o que o FMI produziu foi um documento que retrata um dado da realidade: com ou sem recomendação oficial, muitos países emergentes, como o Brasil, têm sido obrigados a adotar medidas de controle do ingresso de moedas estrangeiras, que inundam os mercados em ondas gigantescas
Agora que o FMI assume, ainda que de maneira parcial e precipitada, que eventualmente pode ser admitido algum controle nas marés financeiras, a grita é geral.

Na verdade, já existem muitas condicionantes para o movimento de capitais, e as oportunidades sempre irão funcionar como ímãs poderosos por causa da liquidez excessiva dos mercados.
Mas para quem viveu os dias de soberania do FMI, não deixa de ser um momento interessante de se assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário