terça-feira, 26 de abril de 2011

RUI BIRIVA - (1958 - 2011)


O cantor e compositor gaúcho Rui Biriva morreu nesta segunda-feira , às 22h45, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

O músico, que lançou mais de dez álbuns em quase 30 anos de carreira, deu entrada na emergência do hospital no dia 14 de abril com um tumor no intestino grosso. Desde então ficou internado.
Rui Biriva viveu até os 10 anos de idade na localidade de Esquina Eldorado, em Horizontina. Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde fez o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978. Não chegou a concluir o curso e, após morar em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.
O nome artístico foi adotado após a gravação da canção “Birivas”, de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.
Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música “Santa Helena da Serra”, composta em parceria com José Luiz Vilela.
Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.
Rui Biriva gravou 14 discos. Entre seus maiores sucessos estão Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha. Em 2003, passou a apresentar o programa “Paralelo Sul” na TVE-RS.
Entre os maiores sucessos da carreira de Rui Biriva estão “Tchê Loco”, “Santa Helena da Serra”, “Birivas”, “Festança”, “Pé na Estrada”, “Amigo”, “Vamo Pegá”, “Castelhana”, “Quebrando Tudo”, “Canção do Amigo”, “Das Bandas de Horizontina” e “Tonto de Saudade”. Cantor e compositor, Rui Biriva teve algumas de suas obras gravadas por Dalvan, Daniela Mercury, Os Nativos, Os Serranos, Osvaldir e Carlos Magrão, Gilberto e Gilmar, e Gaúcho da Fronteira. Gremista, Biriba mostrou sua paixão pelo clube em uma canção que compôs em 2009, na música “Força Azul”.
O corpo do cantor horizontinense está sendo velado na Câmara de Vereadores de Horizontina e será sepultado nesta quarta-feira, 10 horas no Cemitério de Horizontina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário