quarta-feira, 6 de abril de 2011

O BRASIL ESTÁ MUDANDO

Com a ascendência de 19 milhões de brasileiros à classe C em 2010, esta faixa já concentra a maioria da população do país: 101 milhões de pessoas, ou 52,99%. Essa predominância também impôs outro tipo de mudança: a histórica pirâmide já não pode ser mais usada como figura geométrica representativa da divisão de classes de consumo e renda da sociedade brasileira. A faixa maior deixou de ser a formada pelas classes D e E, que davam a base à pirâmide; agora é a C, que está no meio, fornecendo então as linhas para um losango. Perto de 12 milhões de pessoas pularam da classe C para as classes de maior poder aquisitivo - A e B.
Esses consumidores estão entrando em novas categorias ou tendo acesso a produtos de maior valor. Entre as categorias em que o maior crescimento se deu nos lares de menor renda estão água de coco, bebidas à base de soja, leite fermentado, tinta de cabelo, xampu e biscoito. Isso pode significar uma quebra de paradigma, uma vez que os fabricantes e varejistas, até então, pensavam que deveriam ter uma marca para as classes mais altas e outra para as baixas


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