segunda-feira, 22 de novembro de 2010

POLÍTICAS PUBLICAS É REIVINDICAÇÃO DOS JOVENS;

Políticas públicas para o campo. Essa foi a principal reivindicação de cerca de 5.000 jovens trabalhadores rurais que participaram do 2º Festival Nacional da Juventude Rural, promovido pela Contag. “Faltam políticas, principalmente em educação, e isso dificulta a sucessão rural”, enfatiza a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Maria Elenice Anastácio.
Segundo ela, é direito da juventude permanecer no campo, com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental e condições de trabalho. “A sucessão rural é muito importante para o país”, avalia. “Precisamos ter condições, porque o jovem vai para a cidade em busca daquilo que ele não encontrou na sua terra”, afirma.
Avanços - Para o secretário nacional da Juventude, Beto Curi, há avanços na área, como a sanção da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 42/08, a chamada PEC da Juventude. A proposta inclui os jovens como público-alvo de políticas públicas. “O Brasil começa a recuperar a dívida histórica que tem com os jovens. Ampliar escolas técnicas e universidades significa contemplar os direitos aos jovens”, destaca Curi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário