sábado, 13 de novembro de 2010

DIFERENÇA E INTERESSE POLÍTICO. NECESSÃRIOS PARA UMA COALIZÃO DE GOVERNO

O processo de tomada de decisão em uma coalizão de governo é difícil. Exige a conciliação de interesses e pontos de vista de atores políticos com diferentes e, às vezes, contraditórios posicionamentos ideológicos.

As dificuldades se iniciam já na composição das diferentes forças políticas que integrarão a aliança governamental. Nem sempre é fácil congregar como aliados, ainda que momentâneos, atores políticos que historicamente se mantiveram em campos opostos.
Os problemas de composição de forças divergentes se agravam quando elas ou algumas delas se negam a flexibilizar, ainda que minimamente, suas posições ou, pior ainda, quando contendores históricos se recusam até mesmo a partilhar o mesmo espaço de negociação.
Numa palavra, quando mais atores políticos participam e quanto mais díspares ideologicamente eles forem, mais difícil será o processo de composição e, posteriormente, de tomada de decisões em uma coalizão governamental. Para que ela funcione a contento é preciso que todos os atores, sem exceção, se disponham a negociar e a flexibilizar suas posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário