segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ÁRVORES E FLORESTAS...

Dois terços das florestas de todo o mundo estão concentrados em 10 países: Rússia (809 milhões de hectares), Brasil (576), Canadá (310), Estados Unidos (303), China (197), Austrália (164), República Democrática do Congo (134), Indonésia (88), Peru (69) e Índia (68), segundo informações da Organização das Nações Unidas. Hoje no mundo, 37% das florestas existentes são do tipo primário, que não sofreram intervenção humana. No entanto, organizações de defesa do meio ambiente alertam para a expansão do desmatamento em direção a áreas que abrigam espécies raras de árvores, sobretudo as que têm madeiras de valor elevado no mercado.

A árvore mais alta do mundo fica no norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Apelidada de Hyperion, a sequoia gigante de 115 m bateu o recorde de árvore mais alta do mundo, e tirou o posto da Stratosphere Giant (112,83 m). A Hyperion foi descoberta no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco, no fim do ano passado, por uma equipe de cientistas americanos, que se dedicou a percorrer as florestas localizadas na região litorânea da Califórnia.
No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá-rosa que está no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, a 253 km de São Paulo. Com aproximadamente 3 mil anos de idade, a árvore tem 40 m de altura e cerca de 3,60 m de diâmetro. Conforme a prefeitura do município, a quantidade de madeira produzida por este jequitibá-rosa seria de 190 m³, o que poderia construir aproximadamente 15 mil cadeiras. Estima-se que o exemplar é do ano de 1020 a.C..

Nenhum comentário:

Postar um comentário