domingo, 3 de outubro de 2010

SABEDORIA ESQUECIDA DE NOSSA HISTÓRIA

Rubens Ricupero fez uma palestra inesquecível sobre o Pe.Vieira, o grande pregador do Século XVII, no Café Filosófico do São Bento.

Falou tantas coisas fundamentais, muitas delas de autoria do próprio, que vamos destilar aos poucos essa sabedoria esquecida de nossa história e de nossa consciência política e moral.
Mas deteve-se num aspecto da vida nacional, em pleno Século XVII, que era a roubalheira. Referindo-se aos enviados de Portugal para tomar conta da colônia dizia em seus sermões: – Não buscam o nosso bem, mas os nossos bens.
Referindo-se ao Paraíso afirma que seguimos os passos de Adão, que adotava o conceito: – É melhor guardar do que trabalhar. E assim tomou o pomo.
Tomar ficou uma expressão muito utilizada no Brasil colônia. Ainda nos sermões afirmava: – O pecado original do Brasil é tomar do alheio. Todo mundo toma. Toma o ministro, toma o governador, toma o escrivão, toma o cunhado etc.
Sim, tomas , como todos. E armava o trocadilho: Sintomas atrativos e consoladores do dinheiro.
Em 1600 praticava-se no Brasil o mercantilismo deslavado. O Brasil era uma máquina de commodities. Terra e recursos abundantes sem mão de obra disponível. A solução foi brilhante e pragmática: latifúndio e escravidão.
Instalou-se no país o que Camões chamava de o gosto da cobiça.
Isso era o que Vieira constatava e contra o que lutava.
Se estivesse vivo, hoje, Vieira constataria as mesmas coisas e seus sermões seriam libelos acusatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário