quarta-feira, 19 de maio de 2010

PREVISÃO: DIFICULDADE NOS CENTROS URBANOS SE NÃO HOUVER REFORMA AGRÁRIA.

No processo brasileiro de industrialização, a forma de produção obrigou grande parte da população rural a migrar para as cidades. Mesmo assim, hoje, o meio rural brasileiro abriga aproximadamente 30 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia da dimensão desse número, a população rural representa 16% de toda a população brasileira. Se fôssemos criar um país com essas pessoas, ele seria o 3º maior da America do Sul em número populacional, perderia apenas para o Brasil e para a Argentina.

“Esse estudo desmonta a tese dos ruralistas. A reforma agrária é uma necessidade no Brasil, ela é uma necessidade social, uma necessidade para a democracia e uma necessidade econômica. Os estudos demonstram a importância do meio rural. A agricultura familiar é a que mais emprega e que mais produz alimento no Brasil. Esse estudo demonstra que na ausência de uma política de distribuição de terra o que ocorreu foi o aumento da concentração da propriedade fundiária e a exclusão das pessoas que acabaram inchando as cidades. Sem uma política agrária e sem uma política agrícola, a permanência e a sobrevivência das pessoas do campo se tornaram inviável e elas migraram para as cidades.”
“Claro que os setores conservadores são contra a distribuição de patrimônio. Por eles, eles seriam donos de todo o território rural, inclusive o urbano. A única forma de você dar cidadania a essa parcela considerada da população rural que é muito pobre é distribuindo o patrimônio. Dados do PNAD mostram que tanto o rendimento domiciliar rural, tanto os rendimentos da população que trabalha no campo estão muito abaixo dos domicílios urbanos. A distribuição do patrimônio será a única forma de eles terem emprego e renda. Todos nós sabemos que os empregos gerados pelo agronegócio não é lá essas coisas.”
“A reforma agrária será um conjunto de medidas que permitirá a volta do desenvolvimento do campo no interior do país. Vai desenvolver mercado local, gerar emprego, garantir a preservação ambiental e aumentar a capacidade de permanência dos trabalhadores no campo para garantirem alimento de qualidade sem mais veneno. Ela vai evitar que transformemos o Brasil, no que está em curso, no maior consumidor de veneno no mundo. A reforma agrária é um projeto estruturante que resolve o problema diretamente da população que vive no campo e diretamente atende toda a sociedade brasileira.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário