quarta-feira, 5 de maio de 2010

PEGADA HÍDRICA DE UM BRASILEIRO É DE 1.381 METROS CÚBICOS

Depois da pegada de carbono e com as crescentes preocupações com a escassez dos recursos naturais, selos que informam quanto de água foi consumido na produção de mercadorias devem ser a próxima tendência. Agora surgem os selos com dados sobre o consumo de água, ou simplesmente a pegada hídrica. E a primeira empresa a imprimi-los nas embalagens é uma indústria de cereais da Finlândia, chamada Raisio.

Segundo a publicação “Globalization of water: Sharing the planet’s freshwater resources”, a pegada hídrica média anual per capita no mundo é de 1.243 metros cúbicos (m3), a de um brasileiro, 1.381 m3 e a de um norte-americano, 2.483 m3.
Apesar de ser considerada louvável a atitude da empresa finlandesa, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de uma metodologia para a pegada hídrica. Eles alertam que são necessárias melhorias para garantir que o consumidor possa comparar as informações de produto para produto, uma vez que não existe ferramenta de cálculo.
“Apesar de ser excelente ver esta empresa agindo de forma proativa em busca de transparência e de mostrar sua preocupação com a água, precisamos garantir que existam padrões consistentes”, afirmou a porta-voz da The Nature Conservancy, Cristina Mestre. “Exibir a pegada hídrica não basta, uma vez que ela não mede a sustentabilidade do processo de captura da água”, emendou.
Uma rede de empresas, Ongs, governos e as Nações Unidas, chamada Water Footprint Network (Rede Pegada da Água, em português), foi formada justamente com o intuito de criar tal ferramenta.

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