quarta-feira, 19 de maio de 2010

JORNADA AGROECOLOGICA DISCUTE NOVAS TECNOLOGIAS

O desenvolvimento de técnicas que não degradem o meio ambiente e que sejam mais saudáveis para a saúde humana são os temas mais importantes da 9ª Jornada de Agroecologia. O evento iniciou nesta quarta-feira (19), em Francisco Beltrão, cidade na região sudoeste do Paraná (PR) e encerra no sábado (22).

A Jornada é um espaço de debates e reflexões e neste ano vai discutir, de forma mais intensa, o uso e o desenvolvimento da s novas tecnologias no campo. Esse cenário é favorável ao agronegócio e leva ao aumento do uso de agrotóxicos.
Para o integrante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná, Luiz Pirin, a intenção é envolver as universidades para que sejam desenvolvidas pesquisas sobre o efeito dos transgênicos e dos agrotóxicos na saúde humana.
“Nós estamos vendo que na mudança tecnológica que houve na genética de sementes, na mudança dos genes das sementes, nós estamos perdendo a soberania das sementes e isso está trazendo preocupação para com a saúde da população. Isso significa mais veneno sendo aplicado na terra. O problema do pessoal comer enlatados e transgênicos traz sérios problemas para a juventude. E nós queremos garantir o futuro da nossa geração, então nós precisamos produzir produtos limpos e com qualidade”.
Entre os palestrantes, estão confirmados Plínio de Arruda Sampaio, João Pedro Stedille e Ademar Bogo. Eles vão discutir o modelo de agricultura e a soberania alimentar.
Além dos debates, estão programadas manifestações, marchas e atos públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário