terça-feira, 1 de novembro de 2016

TER FÉ ESTÁ NA MODA



As famílias eram conhecidas. Vi o crescimento dos filhos. Antes de marcar o casamento, o celular tocou para uma breve consulta à agenda. O grande dia chegou. Sempre gostei de cerimônias de matrimônio. É a festa máxima do amor familiar. A homilia não deve ser longa. O simbólico tem uma capacidade tremenda de comunicar o que vai além das palavras. Nem sempre nos damos conta de que algumas frases são realmente de efeito. Aquele sábado fora de agenda lotada. Os imprevistos também ocupam espaço. Há acontecimentos que merecem ser atendidos. Não podem ser adiados.

Acabei não participando da festa social do referido casamento. Não foi por falta de vontade. No dia seguinte, a agenda continuaria praticamente lotada. Quando cheguei no convento, ouvi o sinal de uma mensagem no celular. Era de um casal amigo que estava na cerimônia de casamento. A mensagem era curta: ‘Ter fé está na moda’. Somente isso. Imediatamente recordei que fora a frase que eu havia pronunciado aos jovens noivos. Uma profunda alegria tomou conta do meu coração. Adormeci com a certeza de que os jovens têm escuta seletiva. Talvez não prestem atenção em muitas palavras, mas captam o essencial.

Na tentativa de resgatar a caminhada cristã, eu havia dito aos noivos que ter fé, hoje, é estar na moda. Há um retorno visível à espiritualidade. O cenário já não é mais de rejeição ou de indiferença. Outro acréscimo interessante diz respeito à aceitação das diferenças. Evidente que o caminho ainda é longo, quando se trata de um olhar crítico, pois nem tudo é espiritualidade. Não tenho dúvidas de que os próximos tempos serão de muita fé. Talvez as manifestações religiosas terão diferentes formatos. Mas a espiritualidade será resgatada como garantia da própria felicidade.

Ter fé está na moda. Ou melhor, nunca saiu de moda. Os antigos filósofos não vacilavam: o ser humano é corpo e alma, matéria e espírito. As buscas mais profundas continuam aspirando pela transcendência. Em cada época as acentuações até podem se alternar. Porém, é impossível negar o que vai na essência. Os noivos estavam felizes. Os pais também. Todos estávamos felizes. A fé não é um enfeite, nem um efeito. A fé é um dom que ilumina o amor. Para ser feliz para sempre é imprescindível ter fé, muita fé. Ter fé está na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário