quinta-feira, 10 de novembro de 2016

AMIZADE NÃO TEM PREÇO.

Diz um célebre pensamento baseado na Bíblia, no Livro do Eclesiático, capítulo 6, versículo 14: “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. É justamente por saber o quando custa um tesouro que se entende quão bem representa o valor da amizade. Outro pensamento diz: “amizade não tem preço”. A amizade tem valor imensurável. No atual contexto em que as relações humanas são superficiais é prudente cultivar boas amizades. O espaço ideal para isto é a comunidade.

O termo amizade tem muito sentidos. Do latim o termo deriva de amicus, que quer dizer amigo, e também de amore, amar. Do grego refere-se à relação afetiva, mais no sentido romântico, sexual. Em sentido amplo o termo diz respeito à relação humana que envolve o mútuo afeto, lealdade, conhecimento, altruísmo, uma relação de confidente. Isto é, uma relação em que se deposita confiança. Amizade supõe credibilidade entre pessoas, harmonia, transparência no que se faz e no que se diz. Então, amizade leva a crer na coerência da relação humana.

Para dar-se conta do que representa uma verdadeira amizade, outro sábio pensamento adverte: “diga-me com andas e te direi quem és”. Ainda que não se saiba precisamente a origem e o autor dessa frase, o pensamento tornou-se imperecível. Sem exagero, imortal, imutável. Em todo caso, o pensamento representa um problema sério para a formação das pessoas. Certamente dos tempos mais remotos aos nossos dias, pais, pedagogos e mestres continuam a indicar precisamente os problemas para constituir boas amizades. Facilmente se pode entender a dificuldade de afastar filhos, jovens e mesmo adultos das más companhias e influências. Amizades têm enorme poder para construir e para desconstruir uma vida.

Na sociedade atual, voltada aos valores passageiros e de critérios subjetivos, há dificuldade em estabelecer amizades. Isto é real e resume-se no pensamento: “ame seus pais, sua vida e seus amigos. Seus pais, porque são únicos. Sua vida, porque é curta demais. Seus amigos, porque são raros”. Essas afirmações não são feitas a partir da metafísica grega do ser, mas do acontecer, do real, da relação humana cotidiana.

Um bom espaço para estabelecer amizades é a comunidade. Para os cristãos a comunidade é a base da vida. Jesus Cristo elegeu a comunidade como espaço sagrado das pessoas vivenciarem as melhores sensações da vida: ter a certeza de que se pode confiar em alguém, confiar no próximo. Em contrapartida ao individualismo e isolamento, todo ser humano deveria centrar empenho na comunidade. Sem dúvida a história humana, a vida de um povo, de uma sociedade, de cada indivíduo, acontece e se explica pelas relações comunitárias. A história de cada pessoa alcança o ápice e o mais alto ensinamento na comunidade. Para saber se alguém é um bom amigo veja o que ele faz em comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário