quarta-feira, 16 de novembro de 2016

UM SIMPLES PÉ DE CAMOMILA

Os canteiros não eram preparados para tal finalidade e nem as sementes eram lançadas ritualmente à terra. De um ano para outro, no entanto, as plantinhas surgiam em meio às verduras e temperos. Todos os anos estavam lá e a colheita era garantida. Minha mãe zelava pela camomila. Após a maturação das flores, havia um tempo de exposição ao sol. O maravilhoso chá, então, era guardado em potes para o ano inteiro. A lição não foi esquecida. Dias atrás, minha irmã, seguindo o ritual da mãe, entregou-me um pote com a camomila colhida naquela horta, que sempre evoca tantas lembranças. As palavras foram bem resumidas, mas o sentimento alcançou o grau máximo da sensibilidade.

No armário da vovó está aquele simples recipiente contendo uma preciosidade: o chá de camomila. O ritual diário é acrescido de lembranças e de infinita gratidão. Como é maravilhoso quando os outros não esquecem o que se gosta. Mas o que toca profundamente é saber que uma nova geração pode dar continuidade às boas práticas da geração anterior. Não tenho dúvidas de que as plantinhas de camomila sempre terão o devido espaço, naquela horta que tem uma história familiar. Mesmo que os mercados ofereçam tal produto, o cultivo garante algo a mais: um toque de ternura que atualiza os laços que não envelhecem.

Os benefícios do chá de camomila são muitos, sem contar que há outros acréscimos que ultrapassam a saúde física. Servir chá é uma forma de reunir e entrelaçar afeto. Há quem prefira um cafezinho. Independente dos gostos, é urgente aumentar a criatividade em relação à convivência. O individualismo tem afetado até a digestão. As exigências alcançam patamares que extrapolam a resistência física. A velocidade acompanha os dias, abrevia os encontros, fragiliza o essencial. Como não há nenhum aceno de transformação a curto prazo, o segredo é ativar a criatividade.

Cultivar camomila pode ser uma forma de reinventar o amor familiar. As gerações não deveriam permitir distanciamento e nem esquecimento daqueles rituais que sempre serão repletos de significado. Um simples pote de camomila é capaz de reunir as melhores lembranças, inesquecíveis momentos, os mais densos gestos de amor. Se não houver um canteiro, um simples vaso é suficiente para cultivar a camomila que faz bem ao corpo e à alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário