quinta-feira, 19 de maio de 2016

SENTIMENTOS

Sentimento é um componente da vida e da história diária de todo o ser humano normal; é a aptidão para sentir. Essa aptidão sugere vida, normalidade e sensibilidade. A insensibilidade tende a registrar morte, apatia e indiferença. Porém, não precisamos fazer muito esforço para nos dar conta de que há sentimentos bons e ruins. Podemos despertar sentimentos de amor, afeição, compaixão e ternura, como sentimentos de ódio, rejeição, indiferença e agressividade.

Os sentimentos acompanham nossas ações e decisões, podendo permear e definir a qualidade de nossas opções fundamentais da vida. Em qualquer estado de vida que estejamos, podemos acordar com sentimentos positivos ou negativos, com argumentos que nos entusiasmam para a missão do dia ou nos deixam desanimados. Há sentimentos que nos fecham e nos tentam a fugir dos compromissos e há outros que nos animam a prosseguir, custe o que custar, na luta do dia a dia.

Os sentimentos são um campo imenso onde nos movimentamos com as mais diferentes reações. É por isso que, às vezes, nos surpreendemos conosco mesmos, sem ter clareza de nossas escolhas. Do mesmo modo, os que convivem conosco podem se surpreender com nossas reações, palavras e atitudes. O que se passa em nosso íntimo? Na verdade somos um mistério para nós mesmos e os sentimentos afloram de modos diversos, mesmo sem saber de sua intensidade e as razões como nos atingem.

Ter sentimentos diversos é normal de todo o ser humano. Porém, temos que nos policiar constantemente para que nossas reações, o mais possível, sejam equilibradas. O que mais nos ajuda a ajustar nossos sentimentos, na administração da vida e de nossa missão, são as motivações que nos garantem ânimo e coragem de continuar.

Às vezes carregamos conosco motivações simplesmente humanas e passageiras. Essas podem alimentar bons sentimentos e determinação por alguns momentos e, depois, facilmente perdemos o ânimo e voltamos à rotina que é sempre o terreno fértil da monotonia da vida e dos sentimentos pessimistas. O cuidado com os sentimentos depende muito do cuidado com a qualidade de nossas motivações de viver e agir.

Em tempos de instabilidade, como os nossos, necessitamos superar as motivações pequenas e passageiras e nos agarrar em motivações grandes, fortes e duradouras. Em nosso chão, as motivações simplesmente humanas parecem ter sempre menos durabilidade. Para que consigamos usufruir sentimentos arejados, necessitamos de motivações que nos são liberadas a partir do amor misericordioso de Deus, sempre fiel.

Paulo exorta a Timóteo para que “instrua os ricos deste mundo, para que não sejam orgulhosos, nem coloquem a esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que nos dá tudo com abundância, para que nos alegremos. Que os ricos pratiquem o bem, se enriqueçam com belas obras, sejam generosos, capazes de partilhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário