terça-feira, 24 de maio de 2016

OS CAMINHOS DA VIDA

A vida se presta a muitas comparações. Ela pode ser comparada a um rio, a um livro, a um jogo ou a uma novela. Todas as comparações são boas, mas nenhuma esgota as alternativas.

Vamos optar por uma viagem feita de automóvel. O pressuposto é estar no caminho certo, evitar acidentes e chegar ao ponto desejado. A experiência nos mostra que a vida nada tem de monótona. Cada dia, cada curva do caminho, trazem novidades.

Há momentos na vida que é necessário ‘acelerar’. Porque é preciso andar rápido, você deve estar preparado. Mas não queira ficar muito tempo neste ritmo. Há um ponto onde você precisa ‘desacelerar’. A vida, de vez em quando, deve lembrar uma viagem a passeio. A velocidade impede de perceber as paisagens e ver que há outras pessoas à margem ou no mesmo caminho. Assim sendo, de vez em quando, é preciso ‘trocar de marcha’.

Se você andar rápido demais, pode ocasionar um acidente, se você andar muito lento pode ser ultrapassado pelos outros ou nem sequer chegar ao lugar para onde se dirige.Em algumas ocasiões, você precisa ‘parar’. Isto para relaxar um pouco, consultar o mapa do caminho, ver as condições do carro e a reserva de combustível.

O ato de parar pode evitar acidentes ou tomar o caminho errado. E não está excluída a possibilidade - e necessidade - de uma ‘marcha à ré’. Nunca você estará sem opções desde que saiba engatar o ré. Não importa o tempo e a velocidade, importante é chegar.

Lembre também que, na vida, ninguém anda sozinho. De alguma maneira sua família anda com você ou depende de sua viagem. Ao seu lado também viajam outras pessoas. Aí entra a alternativa de direitos e deveres. A prudência e o respeito pelos outros fazem parte da viagem. Você pode precisar deles e eles podem precisar de você. E não esqueça: respeite os sinais de trânsito.

Numa viagem complicada como é a viagem da vida é necessário um mapa confiável. A Palavra de Deus é necessária para situar onde você está. É importante também consultá-la nas encruzilhadas. A escolha não deve levar em conta as condições da pista de rolamento e a largura da rodovia. Essencial é estar no caminho certo.

Nos momentos difíceis, lembre que alguém pode socorrê-lo e ajudá-lo a mudar de caminho. O Evangelho aponta a Jesus como Caminho, Verdade e Vida. Segui-lo é a certeza de estar no caminho certo e chegar até onde você precisa ir: a casa do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário