sábado, 7 de maio de 2016

QUANDO APENAS UM GESTO É SUFICIENTE.

Todas as pessoas deparam com situações de muitas dificuldades, sofrimentos, problemas. É comum ouvir afirmações do tipo “problemas sempre existiram”. Isto é verdadeiro. Enquanto existir o ser humano os problemas estarão presentes. A natureza humana está sujeita a esta condição. Ao surgirem situações difíceis somos obrigados a pensar formas de superação, a no mínimo oferecer o necessário a quem precisa.

Sendo a natureza humana frágil e exposta a muitas dificuldades, é preciso buscar formas de preservar a vida com dignidade. Para as pessoas em estado de sofrimento o que interessa é livrar-se de sua penosa realidade. Obviamente ninguém busca criar problemas para si mesmo. Ao surgirem afetam toda a vida, causando sofrimentos capazes de impor grandes limitações, às vezes com elevado preço. Muitas doenças têm causas humanas que poderiam ser combatidas se houvesse controle e diagnósticos mais completos.

Ficar indiferente diante dos sofredores é algo absolutamente exagerado. Também parece pouco razoável entregar para a ciência o cuidado das doenças e dos sofredores. O problema em questão é muito sério. Surgem situações que a ciência e a estrutura da saúde pública não resolvem. Este é um problema mais real e mais forte que as pessoas precisam enfrentar. Lógico, se a ciência e os planos de prevenção ajudassem, assegurariam melhor qualidade de vida às pessoas. Como facilmente pode ser constatado, há problemas que abalam as pessoas e causam dificuldades maiores. Hoje somos orientados para viver hábitos saudáveis, contudo somos atordoados por graves situações que vão além de um sábio hábito de vida. Não é aceitável que diante das dificuldades assumamos uma postura de resignação e de indiferença com os sofredores da sociedade.

Para imaginar o que representam essas situações, comecemos pelo sentido da palavra problema. Etimologicamente a palavra problema significa “lançar-se à frente”. Surgiu do prefixo grego pró, que se traduz por “diante, à frente”, ou “pôr, colocar, lançar”. Problema, então, significa algo que precisa ser transposto. Por isso, quando surge algo dificultoso na vida, exige-se empenho e vontade de superação. Contudo, isto não é o suficiente. É credível nessas situações usar o poder da solidariedade com os sofredores. Muitíssimas pessoas relatam que o problema principal é que, na hora do sofrimento, sentem a distância da família, dos amigos, e a falta de solidariedade. Ao nos sensibilizarmos com relação ao que isso representa e sobre a gravidade do problema, há muitas maneiras de ajudar aos afligidos. Eis uma tarefa humana possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário