quinta-feira, 26 de maio de 2016

QUAL É O CUSTO DE NAVEGAR NA INTERNET?

Você sabia que uma pessoa que usa os meios tecnológicos de forma moderada consome 130 kg de carbono por ano? Segundo pesquisa realizada pela empresa britânica Carbon Analytics, para compensar esse consumo online, estima-se que cada ser humano teria de plantar, anualmente, quatro árvores, uma vez que cada planta absorve, em média, 34 kg de CO² anualmente.

A pesquisa teve o auxílio do aplicativo Earth Mode, criado pelo Google. Essa ferramenta é uma calculadora que permite que as pessoas vejam a quantidade de gás carbônico liberada à atmosfera em suas atividades diárias.

Ao medir o uso online durante quatro semanas, o Earth Mode calcula o consumo anual de energia do usuário e sua contribuição para a “pegada de carbono”. Esse termo, por sua vez, representa a área terrestre necessária para depósito das emissões de carbono oriundas da queima de combustíveis fósseis, da produção de energia elétrica por meio de fontes não-renováveis e da fabricação de cimento.

A pegada de carbono da humanidade é a principal causa das mudanças climáticas. Devido ao fato de emitir gás carbônico em ritmo muito mais rápido do que é possível absorver, existe um acúmulo de gás carbônico na atmosfera e no oceano.

De acordo com Michael Thornton, diretor executivo da Carbon Analytics, “cada vez que uma pessoa usa um website ou faz uma busca na internet, há um gasto muito grande de energia para o fornecimento de dados. De forma cumulativa no mundo todo, isso cria uma grande pegada de carbono”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário