segunda-feira, 31 de março de 2014

A PESSOA QUE SABE PARAR PAR VER A BELEZA, NÃO ENVELHECE.

O que faz as pessoas permanecerem jovens não são as ideias, mas as emoções. O mundo emocional é que comanda a vida. Para isso é necessário treinar-se em cultivar emoções que valorizam a vida e o lado bonito da vida.

O cultivo da beleza e do belo é um sinal de juventude. Ser capaz de parar diante de cada realidade. Entrar no mundo de cada ser. Tornar-se um anatomista, quer dizer, tentar penetrar no segredo da beleza de cada flor, de cada inseto, de cada raio de luz, de cada ser humano, de cada gota de chuva. O belo e a beleza estão presentes em cada ser. A pessoa que sabe parar para ver e contemplar a beleza não envelhece em suas emoções.

O cultivo de pensamentos agradáveis é sinal de juventude. É preciso treinar-se no cultivo de pensamentos de esperança e serenidade, de alegria e de encanto pela vida. Acima de tudo, ser capaz de ver o lado bom em todas as realidades. Do próprio negativo é possível extrair algo de positivo.

O cultivo do prazer rejuvenesce a vida. Há os que sofrem por antecipação. Fazem o velório antes de morrer. Ficam doentes antes do tempo. Em tudo veem o lado negativo. Vivendo, pensam na morte. Estando com saúde, guardam dinheiro para quando a doença aparecer. O cultivo do prazer significa que em tudo há um sabor de vida e é preciso treinar-se para extrair esse sabor. Do amargor é possível extrair a doçura.

Proteger as emoções é permanecer jovem. A sociedade criou um sistema de vida que favorece o surgimento de tensões nas emoções. É preciso aprender a nadar. Ser um peixe no mar das tensões que existem. Tensões como: é preciso ter mais e não consigo; não preciso de tais coisas, mas a mídia me empurra a adquirir; sinto a necessidade de conviver, mas o sistema social me empurra para a solidão e para o cada um para si. Dá para viver com o pouco e com o necessário, mas a concorrência e a ganância me impulsionam em adquirir, mesmo não sendo necessário. É preciso proteger-se no meio desse mar de tensões e aprender a nadar com as próprias decisões e escolhas.

Reconhecer os limites e vivê-los é uma forma de não envelhecer. O que estraçalha nossa sociedade e a cansa são a concorrência e a competência. Competência que significa briga, luta, querer chegar pisando por cima de quem está no caminho. Reconhecer os limites é tomar consciência de que somos humanos. De que somos carne e osso. De que cansamos e ficamos velhos. Inteligente é a pessoa que se coloca metas atingíveis. Sabe de suas possibilidades. Se estamos numa sociedade, onde até as crianças falam de “estou estressada”, é porque corremos demais em busca do menos. Somente vive o essencial e permanece jovem em suas emoções e ideias quem é capaz de parar, de sentar-se, de conversar consigo mesmo e de viver cada momento como uma conquista e ao mesmo tempo como um presente.

Cada pessoa, em cada idade - porque a velhice nas emoções pode iniciar em plena juventude do corpo -, deve sentir-se e aprender a medir sua juventude pela qualidade de seus pensamentos e emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário