sexta-feira, 28 de março de 2014

QUANTOS NOMES TEM A FELICIDADE?

A felicidade já bateu à porta de todos. Em certo momento da vida ela fez sua visita. Deu sinal de sua existência e de sua possibilidade de existência aos abatidos e animados, aos depressivos e alegres, aos sonhadores e aos mortos em seus sonhos, aos que têm esperança e aos desesperados, aos que creem e aos que não tiveram a alegria de crer.

A felicidade existe. Nem todos acreditam nisso. Ela se manifesta desde o nascimento de uma criança, para a felicidade da mãe e do pai, até num simples copo de cachaça que engana a vida por um rápido momento. Mas a felicidade existe e tem nome. E tem muitos filhos e filhas.

A felicidade tem o nome de amor. Amor que parte de mim. Que nasce em mim. Que tem endereço. Que tem uma proposta. Amor que carrega consigo outras atitudes que dão um rosto concreto. Amor-desprendimento, que busca o bem do outro esquecendo-se a si mesmo. Amor-serviço, que faz descobrir que “grande é aquele que se coloca a serviço e que tudo neste universo é serviço um para o outro”. Amor-renúncia, capaz de deixar para outro momento o meu interesse para dedicar tempo a quem necessita de mim, mais do que a mim mesmo.

A felicidade também se chama serenidade. Tranquilidade. A serenidade é a marca da pessoa feliz. A pessoa agitada é uma pessoa infeliz. A pessoa que fala muito e rápido não é dona de si mesma. A pessoa amarga e lamurienta não se torna fonte de felicidade, mas de mal-estar para si e para as pessoas que a rodeiam. Serenidade na vida, nas relações, na espiritualidade, na vida com Deus é sinal de felicidade.

A felicidade tem o nome sabedoria. Sabedoria é saber que se tem um passado, um presente e um futuro e que tudo tem um sentido. Sabedoria é ter claro o endereço de tudo o que se faz. Tudo tem uma razão e uma direção. Sei onde quero chegar e como devo chegar. Isso é sabedoria. Sabedoria é escutar a vida e a voz do coração.

A felicidade se chama alegria. Não a alegria da gargalhada, mas a alegria como resultado de ter feito bem todas as coisas. A alegria como consequência do prazer de ter trabalhado, estudado, se relacionado e, acima de tudo, de ter servido com amor em todos os atos.

A felicidade também atende pelo nome paciência. Na natureza e na vida tudo tem um ritmo. Cada coisa no seu tempo. Tudo com calma.

A felicidade tem o nome tolerância. É o respeito para cada ser. Cada pessoa. É o respeito para o diferente e para a fragilidade de cada ser.

A felicidade se chama solidariedade. Ninguém está sozinho. Tudo é entrelaçado. Tudo é comunhão. Estar em comunhão é ser feliz. A felicidade se chama domínio próprio. Ser dono de si mesmo. Dominar as emoções e os impulsos. Controlar os desejos. Saber até onde ir.

A felicidade tem muitos outros nomes: perseverança, perdão, bondade, autoestima, paz. É uma família muito unida. Todas se constroem juntas e uma depende da outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário