quinta-feira, 6 de março de 2014

A MAGIA DO ESPELHO.

Durante alguns séculos, a Espanha foi dominada pelos árabes muçulmanos. Após a surpresa inicial, começou a chamada Reconquista. Os jovens cristãos eram incentivados a participar dos torneios, fortalecendo a coragem e o vigor físico, preparando-se assim para - mais tarde - lutar contra os mouros. Surgiram daí episódios épicos. O mais conhecido, talvez, seja o do El Cid Campeador, que derrotou dezenas de príncipes árabes.
Com a finalidade de incentivar um jovem medroso, que não aceitava participar dos torneios, o pai deu-lhe um espelho dourado. Explicou que era mágico: seu portador jamais seria derrotado em torneios ou mesmo em batalhas. A partir daí, a vida deste jovem modificou-se. Ele venceu todos os torneios, com incrível capacidade de manejar armas. Sua coragem e habilidade tornaram-se, mais tarde, lendárias nos combates.
Passados anos, imaginando que isso não faria mal algum, um companheiro revelou a verdade. O espelho não era mágico, era um espelho comum. A valentia era pessoal. Imediatamente a insegurança voltou e o guerreiro não mais participou de torneios e combates, recolhendo-se a uma vida sem garra e sem sentido.
Cada um de nós é portador de uma auto-imagem. Isso significa a maneira como nos vemos. Uma auto-imagem positiva desencadeia grande dinamismo, enquanto uma auto-imagem fraca faz com que seu portador se esconda. E porque não acredita em si mesmo, acaba fracassando. A auto-imagem é formada nos primeiros anos de vida. Esses “comandos iniciais” que se originam a partir da opinião dos pais, familiares e mestres, tendem a se perpetuar. Mas isso não é definitivo. Existe a possibilidade de reação. A pessoa, num momento qualquer, pode tomar uma decisão e empunhar as rédeas da própria vida. O medo pode ser comparado a um cachorro. Na medida em que o tememos, ele se torna mais valente. Quando corremos, ele corre mais, mas quando paramos, ele também pára e podemos mesmo afugentá-lo. Em qualquer etapa da vida podemos dizer: de hoje em diante será diferente.
Nós não dependemos de coisas mágicas. A autoconfiança, o valor, a magia estão dentro de nós. Não é o espelho que nos dá certeza. É a maneira como olhamos a figura que está no espelho. Nem sempre percebemos nossa real dimensão. A criatura humana é demasiadamente grande para bastar a si mesma. Deus nos revela nossa verdadeira grandeza. Existe uma dimensão mágica e real em nossa vida: a fé. A certeza de um Deus que nos ama, que caminha conosco, nos possibilita enfrentar todas as batalhas da vida. De resto, não é só a vitória que tem sabor. Nossa realização está na luta. Combater o bom combate tem todo o significado e o sabor de vitória. É isso o que nos garante o espelho mágico que está dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário