terça-feira, 4 de março de 2014

É PRECISO PASSAR PELO FOGO

Passar pelo fogo é ser semente que apodrece para gerar nova vida. É corpo que morre para transformar-se em vida renovada. É lagarta que adormece no casulo para acordar borboleta. É trigo moído que se transforma em pão. É uva esmagada que revive no vinho. É milho-pipoca que pelo calor do fogo se transforma em alimento feito flor.

É a história dos heróis. Nenhum ser humano se torna herói de graça. Necessariamente tem que passar pelo fogo. Sofre e é muitas vezes derrotado, mas, no final, se torna um vencedor. Para chegar à vitória sempre há um caminho de sofrimento, de dedicação e de negação de si mesmo.

É a história de nossos imigrantes. Sofreram para sair de sua pátria. Sofreram a longa e difícil viagem. Sofreram o começo de um novo sonho de vida e de progresso. Muitos deles se sentiram vencedores, outros foram vencedores apenas nas gerações futuras. Se tornaram vencedores, passando pelo fogo, que iluminou e aqueceu o coração dos netos e bisnetos.

É a história das mães. Nem de todas. Há mães frustradas. Mas toda mãe que vive sua vocação maternal passa pelo fogo da gravidez e do parto. Passa pelo fogo da paciência e da presença, da doação e do sacrifício, vendo o tempo passar lentamente, até poder ver-se vencedora no filho que gerou e cresceu. No filho que estudou e amadureceu para a vida. O sonho de mãe sempre passa pelo fogo que cria e recria a vida.

É a história dos estudantes. Não há saber gratuito. Todo ele é conquista. São horas e horas de escola. São horas e horas de estudo individual. São meses e meses de leituras. No momento atual somos expectadores de estudantes perdedores, porque a tentação da facilidade e do consumismo apagou o fogo.

É a história dos casais que sonham o amor. Mas o sonho é muito frágil. Um pequeno fogo destrói o sonho. O sonho alimentado somente pela beleza física, pelo prazer sexual, pela vida egoísta, qualquer fogo o torna cinza.

É a história de todos os relacionamentos humanos. É a história da vida das comunidades e grupos, de organizações e instituições. Todos e todas, em algum momento de sua trajetória, necessariamente passam pelo fogo. Felizmente temos alguém que indicou o caminho. Alguém que passou pelo fogo da cruz e se tornou vencedor. Ele é trajetória obrigatória de toda a natureza e de toda criatura humana. No caminho do mestre todos se tornam vencedores. Necessariamente passando pelo fogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário