segunda-feira, 3 de março de 2014

AJUDA-TE QUE DEUS TE AJUDARÁ.

Cansado, desiludido com os poucos resultados obtidos, um pregador, que morava perto de uma ferrovia, jogou sua Bíblia pela janela. Era um dia de Carnaval. A partir daí deixou Deus de lado, voltou a beber e logo tornou-se mendigo. Passaram-se anos e um dia entrou num templo. Um fiel estava dando um depoimento. Contou que anos atrás, numa terça-feira de Carnaval, deprimido e desempregado, decidiu suicidar-se e deitou-se sobre os trilhos de uma ferrovia. O trem se aproximava quando algo o atingiu. Assustado, pegou o objeto e viu tratar-se de uma Bíblia. Desistiu de seu propósito e tornou-se missionário. O antigo pregador percebeu a ação divina. Esta Bíblia é minha, disse, e Deus a usou para salvar uma vida, assim como usou este irmão para chamar-me novamente à fé.
Numa de suas cartas, o apóstolo Paulo declara: “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus”. Muitas vezes as chamadas coincidências são mensagens cifradas de Deus. Porém, não podemos esperar que Deus intervenha continuamente em nosso favor, alterando os fatos normais. Ele pede que confiemos em sua providência, mas a Divina Providência costuma agir através das criaturas e dos acontecimentos. Um provérbio oriental pede: confia em Deus, mas amarra teu camelo.
Numa oportunidade, um elefante assustava um povoado. Um crente fundamentalista foi enfrentar o elefante, na certeza que Deus o protegeria. Na realidade, o elefante o agarrou com sua tromba e o jogou contra as árvores. Ele seria morto se não fosse a ajuda da população que afugentou o elefante. Ferido e revoltado, reclamava contra Deus, que não o havia protegido... Seu mestre espiritual explicou-lhe: Deus te protegeu através das pessoas que afugentaram a fera.
Não podemos esperar milagres de Deus, mas devemos utilizar os recursos ordinários para resolver nossos problemas. Ajuda-te que Deus te ajudará afirma a sabedoria popular. Devemos rezar para uma boa colheita, mas também devemos lavrar e cuidar bem da plantação. Podemos pedir a saúde a Deus, mas consultemos o médico.
Se a humanidade não vai bem, se existem guerras, infanticídios, fome e doenças, não podemos culpar Deus ou pedir que Ele mesmo resolva esses problemas. Deus nos deu inteligência e vontade para que resolvamos as dificuldades. É através de nós que a Providência Divina age. Muitas vezes perguntamos: por que Deus permite isso? Esquecemos que nós mesmos causamos os males, pela ação direta ou pela omissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário