quarta-feira, 12 de março de 2014

SOMOS IMPULSIONADOS PELO PRAZER

Somos impulsionados pelo prazer. Fazemos nossas escolhas motivados pelo prazer. Comemos por necessidade, mas também por prazer. O doente perde o prazer de comer. É muito chato comer sem gosto e sem prazer. Dormimos por necessidade, mas também por prazer. Dormir com prazer é natural. A insônia e o medicar-se para poder dormir como necessidade apenas é doloroso. A noite se torna uma inimiga.
A procriação animal e humana passa pelo prazer. Não fosse por prazer, macho e fêmea não se procurariam. Homem e mulher não se encontrariam. Não fosse pelo prazer não haveria estupros e pedofilia, nem todos esses desvios e aberrações sexuais. Tudo se faz na busca do “meu prazer”. Não fosse pelo prazer não haveria procriação. A humanidade teria acabado. A motivação é o prazer e, como consequência, são concebidos e gerados filhos e filhas.
Melhor se tudo fosse realizado por amor. Não simplesmente por prazer. O amor supera o prazer. A natureza é tão sábia que tudo o que se faz por amor tem como resultado o prazer, a alegria e a satisfação. Sabe-se, pela experiência do amor vivido em cada ato do dia-a-dia, que quase sempre no amor está escondido o espinho e a dor, está a renúncia e doação, está o dar de si e o desprendimento. Mas tudo isso é passageiro e tem como consequência o prazer e alegria. Ao contrário do prazer pelo prazer que tem como consequência a desilusão e, muitas vezes, o sofrimento. O que é realizado simplesmente por amor, traz como resultado a alegria e o prazer. O que é realizado simplesmente pelo prazer, traz como resultado o sofrimento e a dor.
Aprendendo com a dor. É velho o ditado da sabedoria que diz: o que não se aprende com o amor se aprende com a dor. Dizemos mais: se aprende com a cabeça. Aprender com amor é, desde criança, ficar atento e aprendendo com as leis da vida e da natureza. A lei da vida é o que o corpo humano pede e exige. É o que o coração humano grita e exige que seja feito. É o que os sentimentos e as emoções reclamam e desejam ser satisfeitas. É o que a inteligência humana sabe, aprende, percebe e necessita ser atendida. Entrar nesse caminho, nos trilhos da vida natural, é aprender com amor. É ficar atento e ter consciência de ser gente, de ser pessoa humana, de ser criatura humana.
Aprendendo com a dor é fazer tudo errado. É comer e beber pelo simples prazer e cair numa indigestão ou bebedeira. É um homem conquistar sexualmente uma mulher à força pelo simples prazer e depois responder com processos e arrependimentos. O ideal é viver sem arrependimentos. Quer dizer, sem a acusação da consciência. Sem necessidade de consertar os erros.
A dor coloca nos trilhos da vida. Nem sempre. Há pessoas que vivem dando cabeçadas e morrem com a cabeça estraçalhada, sem aprender. Mas há pessoas que, tendo passado pela experiência da dor, encontram o caminho do amor. E só o amor constrói e realiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário