domingo, 23 de outubro de 2016

TOCAR E SER TOCADO

A vida humana é realmente uma perfeição. A pele é o maior órgão do corpo. Ela é repleta de terminações nervosas, capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Sua camada externa age como uma capa que protege contra vários fatores do ambiente. A pele de um adulto pesa cerca de quatro quilos e mede, aproximadamente, dois metros quadrados de área. Graças à pele, o ser humano pode sentir e até se comunicar. O tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em toda a extensão da pele.

Através do tato é possível sentir a presença do outro e interagir com o universo criado. Tocar e ser tocado é reavivar a existência e plenificar o encontro. O afeto necessita do tato para expressar mais intensamente determinado sentimento. Um abraço, por exemplo, só é efusivo se houver proximidade e toque. Comprovadamente estar próximo, sentir-se mutuamente faz um bem enorme. O afeto tem um papel preponderante na construção da felicidade. Uma criança necessita ser tocada, um idoso aguarda por um gesto amoroso. Todos sentem a necessidade do encontro.

Um dia, na distante Assis, São Francisco, dando um decisivo passo no processo de conversão, foi ao encontro dos leprosos, humanos repletos de chagas; doença incurável, naquele tempo. Ao descobrir o rosto de Deus em semblantes desfigurados, não se conteve e, num ímpeto, beijou o leproso. O toque devolveu dignidade àquele que sobrevivia à margem da sociedade. De lá para cá, o espírito francisco continua inspirando muitos outros gestos, eliminando distâncias, provocando encontros, despertando cuidados, instigando alegria.

Alcançar uma doação, saciar a fome, dar uma peça de vestuário: tudo é muito significativo. Porém, uma grande maioria anseia por um toque, um olhar, um sorriso, um afetuoso abraço. Assim como Francisco de Assis beijou o leproso, que sejamos capazes do contato, da proximidade, da ternura, do amor ao próximo. A doação material é um primeiro momento da solidariedade. A convivência através do tato, do toque, do afeto poderá transfigurar vidas em situação de extrema carência. Doar-se é muito mais intenso do que apenas dar algo material. Que a caridade provoque muitos ‘beijos’, pois outras espécies de lepra têm roubado muitos sonhos da felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário