segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RESPEITO

Frequentemente as pessoas são agredidas por atos, palavras, gestos. Atos de desrespeito ocorrem na rua, na praça, em lugares públicos, privados, até dentro de casa. Assiste-se cenas que são uma verdadeira afronta à integridade dos cidadãos. A virtude da humildade pode ajudar muito a preservar a dignidade das pessoas.

O termo respeito tem muitos sentidos e interpretações. Oriundo do latim respectus, significa um sentimento de apreço, consideração, deferência. Ainda do latim, a palavra respeito significava “olhar outra vez”. Dessa forma, algo que merece um segundo olhar é digno de respeito. Outro sentido de respeito é usado para veneração, prestar homenagem e até mesmo culto a alguém, como é conhecida a expressão “apresentar os seus respeitos”. Ainda, também, ter respeito por alguém pode significar um comportamento de temor e de submissão. O respeito também pode significar obediência e cumprimento de normas, da lei. Portanto, a interpretação sobre o sentido e o alcance do respeito é larga. E isso considerado, o respeito é atitude e sentimento que impede algo que seja reprovável para ao ser humano.

Com várias significações de respeito, nada é mais eloquente no ensinamento sobre as relações humanas que a prática dos bons valores. Preservar os valores e bons hábitos proporciona mais amparo de interação social entre as pessoas. Sua importância no processo de educação das pessoas é comprovada, pois escolas, igrejas, comunidades, movimentos, todos abordam o tema do respeito ao próximo. É algo que consolida as relações básicas e essenciais para uma convivência social saudável, respeitosa, integradora. Na verdade, atitudes respeitosas se constituem em elementos da própria vida, da própria maneira de viver do ser humano em sociedade.

Portanto, o respeito é algo substancial na conduta das pessoas. Uma sociedade que manifesta desrespeito com idosos, aposentados, enfermos, doentes, crianças, mulheres, imigrantes, indígenas ou negros, anuncia injustiças e afiança desigualdades, violência e menos paz e harmonia. A raiz do desrespeito está na má formação pessoal, na competição, no individualismo, acúmulo de bens e ganhos pessoais. A sociabilidade não é um acidente ou uma contingência, mas condição humana. Almejar respeito exige saber respeitar. E por isso, sendo um nobre valor, o respeito indica responsabilidade de alguém com outro alguém. Nisso consiste o aspecto mais gratificante das relações entre os humanos. No final das contas, ser respeitado é o que anseia toda pessoa. Então, saber proporcionar respeito aos demais em qualquer espaço social ocupa um lugar central nas relações humanas. Enfim, o respeito é elemento de primeira grandeza para a própria felicidade e para o bem da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário