sábado, 22 de outubro de 2016

CONTRIBUIÇÃO PARA O EXITO NA EDUCAÇÃO.

No dia em que os pais chegassem à conclusão que não é mais possível educar os filhos, só restaria à humanidade um caminho: pedir falência. Educar sempre foi difícil. Na primeira manhã do mundo Adão e Eva tiveram problemas com seu filho Caim. Hoje é cada vez mais difícil educar. Entre muitos fatores: os meios de comunicação social, o decréscimo da influência da escola e da Igreja, além do enfraquecimento dos laços familiares.

Quando um problema é difícil não se pode desanimar, mas é necessário aumentar o esforço. Algumas normas, bem simples, contribuem para o êxito na educação. Na soma, trata-se de unir amor, firmeza e diálogo. Eis 11 passos que podem auxiliar:

Valorize seu filho
. Assim como ele é e não como você gostaria que fosse. Ele quer ser amado e precisa saber que algumas fronteiras devem ser observadas.

Acredite em seu filho.
Deixe que, aos poucos, ele amadureça. A lógica diz: onde plantamos o amor, cedo ou tarde, nascerá amor. Em tudo existe a caminhada.

Ame respeite seu filho
. Os jovens não gostam daqueles que não gostam dos jovens. Mostre que você está a seu lado. Não ironize e seja comedido na crítica.

Elogie seu filho sempre que ele merecer. Evite comparações com seus irmãos, primos e amigos. Isso fortalecerá sua autoimagem.

Compreenda seu filho. Hoje o mundo é rude e competitivo. Tente colocar-se na ótica de seu filho. Os tempos mudaram muito, mas o coração continua o mesmo.

Alegre-se com seu filho. O bom humor, o diálogo e a alegria ajudam a criar um bom clima familiar e, por isso mesmo, educativo.

Aproxime-se de seu filho. Tenha tempo para ele, sobretudo na infância. Deixe-o participar de suas atividades. Não espere que ele tenha problemas para tentar dialogar. Poderá ser tarde demais.

Acolha com simpatia os amigos dos seus filhos
. Caso contrário, será o filho que vai procurar acolhida na casa dos pais dos seus amigos.

Seja coerente com seu filho. Ninguém tem o direito de exigir dos outros o que ele mesmo não faz. Pai e mãe devem ter os mesmos critérios para orientar os filhos.

Evite qualquer tipo de punição. Se tiver de corrigi-lo, faça no momento oportuno e com amor.

Reze com seus filhos Esta é uma norma que os pais acham superada, talvez, porque eles mesmos deixaram morrer a fé e a prática religiosa. E os frutos acabam sendo amargos. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o próximo. A família é a primeira igreja, o tempo e o espaço ideal para encaminhar para a felicidade e a realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário