quarta-feira, 19 de outubro de 2016

É EMOCIONANTE VIVER.

Entre uma e outra fonte de notícias, meus olhos se fixaram em algo emocionante: uma senhora de 101 anos de idade fez a Primeira Eucaristia, no último dia 27 de setembro. Dona Penha reside numa casa asilar em Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro. Sempre teve o desejo de viver com maior profundidade sua fé. O dia chegou. A alegria, naquele momento sagrado, era bem maior que o próprio tempo que ela já viveu. Sim, nunca é tarde para buscar o que eterniza uma história pessoal de vida. Certamente ela realizou o melhor sonho. Encontrar-se mais intimamente com Deus é algo inexplicável.

É comum adiar algumas buscas. De um jeito ou de outro, todos protelam certas decisões. O amanhã é o espaço de tempo com o maior número de promessas. Deixar para depois não é apenas uma desculpa, trata-se de uma atitude corriquiera. As consequências, porém, são diversas. Tem coisas que podem ser adiadas. Outras deveriam acontecer sempre no ontem. O encontro do momento certo para cada decisão não é tarefa simples. Supõe maturidade e boa dose de intuição. O desafio é descobrir a hora de avançar ou de retroceder. Viver é ser capaz de construir uma história repleta de significado.

Há uma contabilidade existencial que se debruça sobre a quantidade de anos. Porém, perceber a vida, na qualidade dos dias e dos sentimentos, parece ser mais indicado. Não são poucos os que realizam muito em curto espaço de tempo. Por outro lado, nem sempre há efetivo aproveitamento e significativas realizações quando o tempo é expressivo. Cada um compõe sua história, com uma diversidade infinita de motivações. O passar dos dias vai devolvendo satisfação ou decepção. No entanto, nada é relativo quando se trata de alcançar a maior de todas as vitórias, a felicidade.

O melhor jeito de aproveitar o tempo é ter clareza quanto ao essencial. Tem coisas que não podem ficar para depois. Outras devem ser adiadas. Ter habilidade para encontrar o tempo certo para cada decisão é uma questão de precisão e de foco. É insuficiente ser capaz de amontoar alguns valores e certas coisas materiais. O coração é sedento de transcendência. Cedo ou tarde, a paz precisa ser encontrada. Harmonizar a interioridade não é tarefa reservada aos místicos. É o melhor presente que cada um pode dar a si mesmo. Nunca será tarde para permitir alguns encontros. É emocionante viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário