sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SISTEMA FORA DO AR.

Na sociedade atual tornou-se impossível viver sem depender de um sistema computadorizado. Em tudo ele se faz necessário. Seja no atendimento às pessoas ou no gerenciamento dos empreendimentos tudo passa pelo sistema. Porém, por não ser 100% seguro, é ainda um desafio superar as quedas do sistema. Tem-se frequentemente esperado em filas por sua causa. Todos dizem “o sistema caiu”, ou “o sistema está fora do ar”.

Objetivamente a superação deste problema implica em obter mais avanços na tecnologia de computadores. Mas, é verdade que o sistema computadorizado representa um avançado esforço e conhecimento do ser humano em função de agilizar serviços e informações e reduzir sacrifícios. Por detrás de um computador há toda uma estrutura que abrange pessoas, máquinas, métodos e ciências com a capacidade de coletar, processar e transmitir informações, dados. Nas últimas décadas são louváveis e relevantes os êxitos nesta área tecnológica. Graças ao computador é possível pensar uma nova ordem das coisas, dos serviços, do tempo e do espaço. O mundo hoje sem o recurso da computação seria completamente outro.

Contudo, para ser funcional e seguro o computador depende de programas e sistemas. Quanto ao termo sistema, em latim se escreve systema e em grego sýstema. Sy quer dizer “junto”, e sta significa “permanecer”. No grego clássico, o verbo histanai significava “fazer ficar em pé”. Já o termo sistema do grego synístanai, significa “colocar junto ao mesmo tempo”. Sistema passou a designar “reunião de diversas partes diferentes”. Isto é, capacidade de permanecer junto. Traduz-se por capacidade de coletar, processar, transmitir, manipular informações, dados.

Devido à importância dos sistemas de computação o Ministério da Educação, através das instituições pedagógicas, oferece cursos de especialização na área, como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software e outros. Embora cada curso tenha um foco, no geral o objetivo é preparar e qualificar pessoas e profissionais para que o sistema informacional computadorizado avance em tecnologia e que esteja a serviço da vida e do trabalho das pessoas. Pelo computador trabalha-se melhor e amplia-se saberes. Mas ainda não estão sob controle do saber humano as tais quedas de sistema que seguidamente têm irritado as pessoas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário