quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ESCOLHA AS SEMENTES

Na vida, todos somos aprendizes. O aprendizado não é igual para todos. Muitos são repetentes. Nossa felicidade, nossas realizações, nosso sucesso passam pelo dia a dia. Ou seja, pelas pequenas coisas. Aposte nestas pequenas coisas.

Domine sua língua. Diga sempre menos do que pensa. Não fale nos momentos de irritação e não diga coisas amargas. Os antigos aconselhavam contar até 100, antes de falar na hora da irritação. Sendo possível, deixe a resposta para o dia seguinte.

Não economize palavras agradáveis. Não deixe passar qualquer oportunidade para elogiar ou apoiar o ponto de vista do seu interlocutor. Não guarde o carinho e a ternura para as grandes ocasiões. Elas são poucas. O amor se revela nos pequenos gestos.

Interesse-se pelos outros. Mostre interesse pelas suas ocupações, pelo seu bem-estar, pela sua família. Evite começar a frase com o pronome pessoal eu. Nem despeje toneladas de informações sobre o que você faz ou pensa.

Mantenha o bom humor. Mesmo nas situações críticas e tensas, a alegre tranquilidade abre o caminho para a solução. O coração é seu e, por vezes, sente vontade de chorar, mas o rosto é dos outros e você deve sorrir. Quando errar, com toda a tranquilidade admita que estava equivocado. Afinal, você é humano.

Conserve a mente aberta. Nem tudo o que se fazia no passado é definitivo. Diante de uma nova proposta, abra um crédito de credibilidade: talvez ele tenha razão. Existem sempre alternativas novas e a mesma coisa pode ser feita de diferentes maneiras.

Recuse a apontar falhas. Reais ou aparentes, as falhas não se constituem num bom início de diálogo. Procure falar das coisas boas dos outros e da vida. A abelha e a vespa sugam a mesma flor, mas somente a abelha produz mel. Melhor que críticas, sugestões.

Respeite os sentimentos dos outros. Gracejos, ironias e críticas podem magoar. Não diga e não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. Cada um carrega uma sensibilidade especial e marcas negativas deixam cicatrizes.

Não leve a sério demais as críticas. Quando acontecerem, não deixe que elas o derrotem. Examine-as com critério e, quem sabe, possa utilizar em proveito próprio as observações negativas. Tudo tem seu termo ideal. A vida é curta demais para ser alimentada com amarguras.

Escolha as sementes. Isto está ao seu alcance. Temos a possibilidade de escolher as sementes, a colheita é obrigatória. Quem semeia flores, colherá flores; quem semeia espinhos, colherá espinhos; que nada semeia, nada colherá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário