quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ISSO TAMBÉM VAI PASSAR

Depois de incontáveis ensaios, o momento surgiu: recolher os numerosos papeizinhos, rever as anotações, promover uma arrumação. Há tempo não fazia isso: dar uma ajeitada na minha mesa. A cobrança era diária. Mas sempre ficava para um outro amanhã. Ainda falta a etapa final da seleção. Acontece que sempre guardei muitas anotações. No entanto, o primeiro passo foi dado. Um certo alívio já é sentido. Como faz bem a sensação de ordenamento. Em meio aos rabiscos e escritos, uma frase prendeu a atenção: ‘O que passou, passou, mas nunca sabemos como vai passar.’ Um intervalo à reflexão, aconteceu espontaneamente. O pensamento foi longe, sem permissão. Surgiu naquele instante uma vontade enorme de escrever, explanar uma humilde interpretação.

Não é de hoje que adotei uma certeza. Ela entra em cena quando as exigências se multiplicam e as dificuldades se aglomeram. Acabo afirmando com convicção: vai passar. O interessante é que passa mesmo. Porém, é impossível saber quanto tempo levará para passar. O fato de ter consciência de que tudo passa não diminui, no entanto, o sofrimento. Talvez demore um longo período, provocando alguns estragos, testando a paciência. Outras vezes poderá ser rápido. O certo é que tudo precisa de um determinado tempo até que a passagem ocorra. Saber esperar o tempo certo requer maturidade e sabedoria. O autodomínio não pode faltar. Caso contrário, outros contratempos poderão ocorrer.

Ninguém sabe precisamente como tudo vai passar. Talvez seja rápido ou bem demorado. Ainda bem que existe uma convicção: vai passar. Com essa certeza, a vida experimenta um certo alívio, a esperança reúne outros motivos, a serenidade torna os momentos mais leves. A ansiedade em nada ajuda para que o processo emplaque uma contínua evolução. Não são poucos os que deixam a pressa fazer alguns estragos. Controlar-se não é uma imposição, mas uma necessidade que se estabelece.

A vida pertence àqueles que sabem lidar com as muitas incertezas, que surgem ao longo do caminho. Cada etapa da vida tem lá suas exigências. Não convém viver distraído. As consequências podem provocar contradições. Arrumar a mesa pode ser mais do que uma tarefa. Sempre haverá algo inspirador. Nunca sabemos como cada situação vai passar. Ainda bem que é possível saber o essencial: vai passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário