domingo, 4 de setembro de 2016

ENCANTOS DA NATUREZA

Se não fosse a pressa, os detalhes seriam mais celebrados. Ainda bem que há intervalos que desfazem o esquecimento e embalam os acontecimentos. As preocupações têm atingido a visão, a ansiedade tem afastado os melhores momentos. Foi quase por acaso: num dia desses, o ouvido, creio eu, estava mais afinado. O horário conventual propiciou uma breve e, ao mesmo tempo, infinita alegria: um sabiá ensaiando algumas melodias. Depois de dias seguidos de baixa temperatura, a primavera se faz promessa. A maravilhosa ave arquiteta um novo ninho, enquanto enche de alegria a audição de cada novo dia.

O trânsito exige muita atenção. Qualquer distração, fica sem perdão. Mesmo assim, enquanto aguardava o sinal, o olhar captou o desabrochar de uma amarela flor de ipê. Talvez estivesse fora de época. A temperatura um pouco mais elevada deve ter provocado uma certa antecipação. A natureza não tem se atrelado ao calendário. Os ciclos vão se sucedendo, as estações são verdadeiros acontecimentos. A interação deveria ser natural. Afinal, a casa é comum, a interdependência é muito mais do que uma sequência: é condição de sobrevivência.

As flores vão desabrochar, os sabiás vão cantar. Tais manifestações deveriam tocar o coração e apontar para outras direções. A vida também prova as mudanças de outras estações. Há um momento para recolher-se, outro para a expansão. Tudo seria diferente se os humanos expressassem melodias, demonstrassem tonalidades. As pessoas já não cantam como em outros tempos. As vozes que inspiravam a bondade estão hibernando. Há muitos ruídos mesclando desconforto, silenciando alguns sonhos. Os ipês são desobedientes, insistem em florescer. Tomara que não se apressem tanto.

Talvez não seja difícil afinar o ouvido novamente. Passos mais compassados poderão proporcionar novas audições e outras visões. O sabiá continuará cantando e o ipê teimará em florescer. Um pouco de tempo de arquibancada e novos cenários serão aplaudidos. Há tantas maravilhas acontecendo, não deveriam ficar no relento. Impossível mudar o ritmo do mundo, mas seria de bom tamanho uma simples alteração: restaurar o coração para respirar com mais emoção. Nada é mais empolgante do que a vida. Ainda bem que existem ipês florescendo e mais sabiás cantando. A natureza simplesmente encanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário