segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

RESISTENTES: VIVEM NA TERRA A 200 MILHÕES DE ANOS.

Os jacarés habitam a Terra há 200 milhões de anos, desde a época dos dinossauros, mas, diferentemente dos seus conterrâneos, conseguiram resistir às grandes mudanças que aconteceram no planeta. Esses animais passam o dia às margens de lagos e rios, tomando sol para se aquecer. É que a temperatura do seu corpo varia conforme a do ambiente. Quando faz muito calor, mergulham para se refrescar.
Na água, contam com um remo especial: a cauda. Achatada nas laterais, ajuda a nadar com rapidez. Forte e musculosa, ela também serve para bater em quem ameaça os filhotes. O bicho enxerga bem mesmo no escuro. Os olhos contam com uma membrana especial que permite que o jacaré fique de olhos abertos embaixo da água. Uma pele bloqueia a entrada de água nas narinas. A pele do corpo tem placas grossas e lembra uma armadura. Mas também possui partes flexíveis que permitem movimentos ágeis, tanto na terra quanto na água.
Os dentes pontudos são ótimos para caçar, mas não para mastigar. Sempre que um cai, nasce outro no mesmo lugar. Eles engolem pedaços inteiros de comida, sem mastigar. Depois de comer, podem ficar muito tempo parados, descansando, enquanto o estômago trabalha fazendo a digestão. 
As fêmeas fazem ninhos com folhas e gravetos, sempre perto da água. Depois de dois ou três meses, ainda dentro dos ovos, os filhotes fazem barulho para chamar a atenção da mãe. Ela então se aproxima, usa a boca e as patas para retirar as folhas e galhos e quebra os ovos, um a um, para que os pequenos possam sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário