segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A AMAZÔNIA PERDEU 240 MIL KM2. DE FLORESTAS.

Enquanto delegados de quase 200 nações reunidos em Doha, Qatar, adiavam decisões importantes sobre o meio ambiente , o mundo era impactado pela divulgação de estudos que pedem providências urgentes. Um deles diz respeito ao Brasil. Trabalho inédito realizado em nove países sul-americanos revelou que, entre 2000 e 2010, a Amazônia perdeu 240 mil km2 de florestas, 3% de sua área total, o equivalente ao Estado de São Paulo ou a 85% do território gaúcho.
Coordenado pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), o atlas “Amazônia Sob Pressão” mediu, a partir de imagens de satélite, o desmatamento entre 2000 e 2010 em todos os países que abrigam a floresta e projetou as principais ameaças ao ambiente e à população local.
Segundo o levantamento, entre 2000 e 2010, 80,4% do desmatamento da Amazônia ocorreu no Brasil, país que abriga 58,1% da floresta. Com a segunda maior porção de cobertura florestal, 13,1%, o Peru foi responsável por 6,2% do desmatamento no período, seguido pela Colômbia - tem 8% da floresta e derrubou 5%. 
A pesquisa mostra, porém, que o ritmo de desflorestamento no Brasil tem se reduzido desde 2005. Há duas semanas, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou a menor taxa anual de destruição da Amazônia no Brasil desde 1988. E afirmou que o país deverá baixar o desmatamento ao limite de 3.925 km2 de floresta ao ano em 2020. Para especialistas, esses níveis de desmatamento resultarão na morte lenta da Amazônia.
O estudo revela ainda que, se todos os projetos de exploração econômica na região saírem do papel, a Amazônia poderá perder até a metade de sua cobertura florestal. Eles se referem a estradas, exploração de petróleo e gás, mineração, hidrelétricas, focos de calor e o desmatamento. De acordo com a pesquisa, a presença de estradas na Amazônia está associada à exploração ilegal de madeira, ao avanço de atividades agropastoris e a grandes projetos de infraestrutura e urbanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário