segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DOIS TIPOS DE LADRÃO

Você não percebe a diferença, mas não poucas vezes você é roubado e tomado de assalto por bandidos suaves e sem armas. Traído pelo sorriso acolhedor dele ou dela, ou pelas promessas de vantagens da firma ou do produto, você assina, mostra o RG, revela o CPF, dá o telefone e até a senha, para depois descobrir que foi roubado. Compra um produto que, aparentemente, lhe sairia de graça e não lê o texto por completo, instala-o no computador ou no celular e, em pouco tempo, chegam as faturas, as instalações, os acréscimos, as multas… Você assinou ou apertou o botão errado…
Há ladrões violentos e há ladrões persuasivos. Cuidado com a internet. Cuidado com os novos produtos. Cuidado com as compras a prazo. Se pedirem seu CPF, faça de tudo para não dar. Se você não der, o vendedor talvez não venda. Mas as chances são de que ele venderá, mesmo se não tiver acesso ao seu CPF. Se puder comprar a dinheiro, compre. Se você sai por aí espalhando CPF, RG e senha, não se espante se um dia sua vida se complicar por conta de uma conta da qual você não fez muita conta…
Meses atrás comprei, a dinheiro, um telefone sem fio. O rapaz pediu meu endereço; não dei. Pediu meu CPF; não dei. Pediu meu telefone; não dei. Pediu o RG e não dei. Disse que assim não poderia me dar garantia de troca. Resolvi correr o risco. Paguei no ato e levei da lojinha o telefone sem fio que funciona muito bem. Mas aquela lojinha não tem meus dados. Tem apenas o dinheiro que lhe paguei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário