segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UMA IDÉIA PARA QUANDO CHEGAR A ÁGUA DA REPRESA GARABI

No Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu são desenvolvidas diversas atividades ambientais. Entre elas, produção de mudas florestais e plantas medicinais, reprodução de animais silvestres em cativeiro, recuperação de áreas degradadas, criação de peixes em tanques-rede, além de pesquisas, atividades de educação ambiental com a comunidade e turismo.

Os animais reproduzidos em cativeiro são soltos, posteriormente, na faixa de proteção do lago da usina e nos diversos refúgios biológicos. O Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu Binacional tem capacidade para abrigar até 300 animais. O centro já reproduziu cerca de 800 animais de 42 espécies. O índice de sobrevivência dos filhotes é superior a 70%. Hoje, a reprodução se concentra em espécies ameaçadas de extinção no Brasil e naquelas que são raras na região. A reprodução em cativeiro dos pequenos felinos é um dos trabalhos que mais se destacam.
A criação dos refúgios e reservas visa minimizar o impacto ambiental causado pela construção da usina. Itaipu mantém oito reservas e refúgios biológicos. A área protegida, que inclui mata nativa e trechos de reflorestamento, soma 41.039 hectares. É uma garantia de preservação para animais e plantas ameaçados pela ação predatória do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário