segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MOCHILA NAS COSTAS, PROBLEMAS JÁ,JÁ! CUIDADO.

É época de volta às aulas. Materiais escolares novos, ansiedade por matar a saudade dos colegas, histórias de férias para contar. Em meio a essas emoções, outro assunto importante acaba ficando esquecido: o peso da mochila dos estudantes. Vai ano, vem ano e o problema continua. Talvez o tema não ganhe a devida atenção porque os prejuízos não são imediatos. Com o tempo, porém, quem sofre é a coluna vertebral. “O excesso de peso carregado sobre as costas provoca dores, induz à má postura e agrava os desvios de coluna”, alerta o ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Os médicos afirmam que o peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso total da criança. Segundo Reichmann, a prática clínica permite constatar que 40% dos estudantes reclamam do excesso de peso e sofrem com dores nas costas e nos ombros.
Alguns estudantes, principalmente crianças, passam muito tempo com a mochila nas costas, muitas vezes brincam com ela.
A solução desse problema passa por várias providências: diminuir o peso da mochila, armários escolares para guardar materiais pesados, posicionamento correto da mochila nas costas, ginástica para corrigir má postura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário