quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

[FORUM101] EMPREENDEDORISMO RURAL

É fato notório a necessidade cada vez maior de se ampliar a produção de alimentação resultado da explosão populacional que vive a humanidade. Ao se olhar as fronteiras agrícolas percebe-se que, muito embora ainda existam espaços para sua expansão, este é limitado. A busca contínua da melhoria da produtividade nas atividades de produção de alimentos é uma das alternativas de solução que vem sendo adotadas porém, em alguns setores com grande dificuldade.

Uma análise nos dados levantados por pesquisadores da nossa região, em destaque o trabalho desenvolvido pelo COREDE Fronteira Noroeste, demonstra um perfil regional com base econômica na agropecuária caracterizada por ser de pequenas propriedades. Percebe-se a grande evasão de jovens que não permanecem no campo e que buscam fazer a vida na cidade. Essa evasão confere ao setor rural a distinção de ser composto por pessoas de mais idade e crianças.
Com esse perfil pergunta-se: Como aumentar a produtividade e satisfazer as necessidades de desenvolvimento tendo esse perfil? Precisamos de mais empreendedores na área rural? Qual o papel das instituições nesse contexto?
O programa FORUM 101 deste sábado, a partir das 8 horas, pretende responder a estas questões de maneira aberta, democrática e imparcial a partir do debate com representantes de entidades representativas que serão meus convidados. Escute o programa na rádio Olinda FM - 101.3 e participe pelo telefone ou pelo twitter - forum101.




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário