terça-feira, 23 de agosto de 2016

SAPATOS DA FRATERNIDADE

Jovens de todas as partes do mundo foram chegando, aos poucos. Encontro agendado há tempo. Esforços infinitos para dar conta desse deslocamento. A Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, foi mais do que uma reunião internacional de jovens. Trata-se de um marco reflexivo, tendo como contexto a velocidade das mudanças, a fragilidade dos valores humanos, a urgência da justiça. Todas as faixas etárias têm suas preocupações. Porém, os jovens vivem uma tensão um tanto acentuada. Os meios alcançam a sofisticação, o coração, porém, parece distante de um ideal de vida.

O jovem mais aguardado, no cenário polonês, foi o Papa Francisco. O entusiasmo de suas palavras contagiou o mundo. Sua eloquência deixa no esquecimento sua idade. Viveu, naqueles dias, como jovem em meio aos jovens. Numa de suas falas, foi enfático e terno: ‘você precisa decidir trocar o sofá por um par de sapatos, que ajude a caminhar por estradas nunca imaginadas. Viemos ao mundo para fazer a diferença. Deus espera algo de você. Ele quer suas mãos para continuar a construir o mundo de hoje. Ter a coragem de ensinar que é mais fácil construir pontes do que erguer muros. A nossa resposta para este mundo em guerra tem um nome: chama-se fraternidade’.

A tentação da acomodação atinge a todos. Um mundo novo só será possível através da determinação: construir pontes para garantir a fraternidade. Sair do sofá e calçar os sapatos, abandonar o fatalismo, redimensionar a esperança, avançar na direção da ética, abraçar a espiritualidade. Francisco fala ao coração de todos. Suas palavras impelem à ação. Seu amor resgata sonhos, idealiza um mundo novo. Ele mesmo calça diariamente os sapatos para deixar pegadas de entusiasmo. O Papa tem clareza da missão: ‘viemos ao mundo para fazer a diferença’.

O Papa é um jovem que não fica no sofá. É um peregrino que gosta de companhia. A humanidade inteira encontra espaço em seu bondoso coração. Através de seus gestos, as dúvidas quanto ao modo de caminhar e por onde andar deixam de existir. Construtor de pontes, Francisco é uma referência mundial. Impossível não se emocionar diante de suas palavras. Sua simplicidade consegue eliminar a distância entre o céu e a terra. Os jovens voltaram da Polônia com uma decisão: abandonar o sofá da acomodação e calçar os sapatos da fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário